quinta-feira, 16 de julho de 2015

Lentilha ajuda a fortalecer sistema imunológico e diminui colesterol

Alimento também previne anemia e é ótima opção para quem está de dieta

A lentilha muitas vezes é esquecida no dia a dia, substituída pelo feijão, mas vira febre no final do ano, principalmente por ser relacionada a uma superstição de boa sorte, a qual quem deseja fartura e dinheiro no próximo ano não pode deixar de consumir ao menos uma colher da semente na ceia de réveillon. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que a lentilha possui diversos benefícios para organismo e é uma importante fonte de energia e saúde.

Segundo especialistas, a Índia é um dos maiores produtores desta pequena trepadeira da Ásia, e já está na mesa dos seres humanos há mais de oito mil anos. A lentilha faz parte da família das leguminosas, assim como o feijão, a soja, o grão-de-bico, a fava e o tremoço. Essa semente é repleta de nutrientes, como os carboidratos complexos que ajudam na diminuição do açúcar no sangue, fibras, ácido fólico, vitamina B6, magnésio, ferro e triptofano (aminoácido essencial). Além disso, aproximadamente 25% das fibras encontradas nas lentilhas são solúveis, o que ajuda a diminuir o colesterol, contribui para o trânsito intestinal e aumenta a sensação de saciedade.

O ferro presente na leguminosa mantém a anemia longe, pois ele faz parte da composição da hemoglobina, célula do sangue responsável pelo transporte de oxigênio. Uma porção de um copo de lentilhas possui mais da metade da necessidade diária de ferro de uma pessoa. Outro mineral presente é o magnésio, e seu alto teor presente na leguminosa contribui para a saúde do sistema cardiovascular.

As lentilhas são uma ótima opção para quem está de dieta, pois cerca de 30% de suas calorias vêm da proteína. Elas possuem o terceiro maior nível de proteína, em peso, do que qualquer outro legume, depois da soja e do cânhamo. Entre as proteínas podemos destacar os aminoácidos essenciais isoleucina e lisina. É importante prepará-la sem os acompanhamentos tradicionais, como bacon e linguiça. Alho, cebola e sal são essenciais e suficientes para garantir o sabor do prato e não elevar o valor calórico.

Para finalizar, a lentilha ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico graças à presença da arginina, que induz a ação das células de defesa do organismo. Além disso, o triptofano também é encontrado na semente e está associado às sensações de prazer e bem-estar. Mas é importante ressaltar que as lentilhas são deficientes em metionina e cisteína, e, por isso, devem ser ingeridas com cereais e legumes para completar a porção de proteínas necessárias ao corpo.

fonte
por Dr. Durval Ribas Nutrólogo - CRM 40093/SP
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.