terça-feira, 17 de novembro de 2015

Como prevenir a alergia aos ovos


O ovo é um dos alimentos que comumente provoca alergia em muitas pessoas, devido a uma proteína contida na sua clara e que ao ser consumido desencadeia diferentes sintomas de uma reação alérgica. Para evitar sofrer com este tipo de condição você pode tomar algumas medidas simples e eficazes para estar seguro de não está consumindo o ovo e, assim, prevenir um surto da alergia que pode ter muitas complicações.

O que produz a alergia ao ovo é a própria proteína do mesmo, a qual se encontra na clara. Hoje te contamos como preveni-la. É muito importante conhecer o diagnóstico e os possíveis tratamentos que podemos aplicar, porque existem muitos produtos e medicamentos que contém a referida proteína e, portanto, se tivermos a alergia não podemos experimentá-los.

É uma condição bastante comum que costuma aparecer na infância e que, com frequência, vai desaparecendo quando o indivíduo vai crescendo.

Quando alguém alérgico à proteína do ovo a consome o seu organismo cria anticorpos em uma tentativa de defender o que considera uma ameaça. Assim, se desencadeia uma reação alérgica que pode derivar em diferentes consequências e riscos, mais ou menos graves.

Os sintomas nem sempre são os mesmos. Existem pessoas que ocorre o aparecimento de erupções cutâneas, tais como dermatite ou urticária. Também pode haver problemas respiratórios, gastrointestinais e até neurológicos. As reações mais perigosas são quando se produz anafilaxia, ou seja, que uma mesma pessoa sofre todas as reações que acabamos de mencionar de uma vez e seu corpo entra em colapso.

Orientações para prevenir a alergia ao ovo:

Não é possível prevenir a alergia ao ovo, como tal, mas sim podemos prevenir os surtos. Para isso, recomendamos que você siga as seguintes orientações:

É de grande importância ler todos os rótulos dos alimentos embalados, especialmente se não os consumimos antes. Desta forma podemos ter certeza se leva algum componente relacionado com o ovo.
Às vezes, a alergia é tão alta que o simples fato de utilizar um utensílio de cozinha e, em seguida, oferecê-lo ao afetado pode causar um surto.
Tampouco é conveniente utilizar o mesmo óleo no qual se tenha preparado o ovo para preparar alguma comida para o alérgico.
Quando vamos ao médico sempre devemos recordar ao profissional que nos atende que somos alérgicos, já que existem algumas vacinas que incluem componente do ovo, como a antigripal ou tríplice viral. O mesmo ocorre com os medicamentos e anestesias.

Se vamos a algum restaurante devemos perguntar ao garçom sobre todos os pratos que podemos ter dúvidas de que contenham ovos. Também devemos deixar-lhes claro que não é uma simples questão de preferência, mas que se trata de uma alergia e é um assunto importante.

Também é aconselhado que se somos alérgicos levemos conosco um crachá ou pulseira de identificação onde se detalha que tipo de alergia temos.

Quais outros conselhos você acrescentaria para prevenir a alergia ao ovo?

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.