quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Aids: tratamento inédito mostra-se eficaz

Paciente submetido a tratamento inovador não apresenta mais traços do vírus no sangue. Mas os pesquisadores alertam que ainda é cedo para falar em cura

O novo tratamento envolve três etapas e sua grande 'revolução' em relação aos tratamentos atuais é conseguir ativar e destruir as células que funcionam como reservatórios dormentes do vírus. (iStock/Getty Images)

Cientistas britânicos podem, finalmente, ter encontrado a cura da aids. Exames realizados em um dos 50 pacientes submetidos a um tratamento pioneiro desenvolvido por pesquisadores de cinco das principais universidades britânicas e o NHS, sistema de saúde britânico, não encontraram traços do vírus no sangue do paciente. No entanto, eles alertam que ainda é cedo para afirmar que o homem está curado e que a técnica funcionou.

O novo tratamento envolve três etapas: a primeira consiste na administração de medicamentos anti-retrovirais para prevenir que as células T – células do sistema imunológico infectadas pelo vírus – continuem expelindo milhões de cópias do vírus. Em seguida, eles infectam os pacientes com um vírus que estimula o sistema imunológico, dando-lhe a capacidade de encontrar e destruir as células T infectadas.

Finalmente, eles deram ao paciente um segundo medicamento conhecido como vorinostat que ativa as células T dormentes, forçando-as a expressar proteínas associadas ao HIV e sinalizando-as ao sistema imunológico que pode, em seguida, destruí-las. Esta técnica tem sido chamada de estratégia ‘chutar e matar’ (tradução livre do inglês ‘kick and kill’).

Espera-se que essa nova estratégia consiga remover todos os traços do vírus do corpo, incluindo as células que contêm a forma dormente do vírus, conhecidas como reservatórios, e que podem ficar dessa forma por anos e depois simplesmente ‘acordar’ e reiniciar a infecção. É justamente a existência desses reservatórios que dificulta saber se esse paciente está curado ou não.

“Seria ótimo se a cura tivesse acontecido. Meu último exame de sangue foi há algumas semanas e não foi encontrado nenhum vírus. No entanto, isso pode ser resultado da terapia anti-retroviral, por isso é necessário esperar para ter certeza”, disse o paciente, de 44 anos de idade, ao jornal inglês The Sunday Times.

Os médicos envolvidos no estudo ficaram bastante animados com os resultados, mas ressaltam que ainda há um longo caminho para uma terapia real.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.