quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Como reduzir o colesterol com remédios naturais


O colesterol é um assassino silencioso, já que pode colocar a nossa saúde em grande risco nos deixando vulneráveis a diversas enfermidades que podem chegar a ser fatais. A alimentação é a melhor maneira de controlar este inimigo, seguindo uma dieta saudável e variada podemos controlá-lo e ficarmos livres de maiores transtornos. Por isso, hoje te contamos como você pode reduzir o colesterol com remédios naturais e algumas mudanças de hábitos.

O colesterol é um problema que pode chegar a ser muito grave e causar importantes problemas no sistema circulatório e no coração. Existem muitos mecanismos para manter níveis aceitáveis de colesterol, neste caso, em Saúde Dicas vamos te ensinar como reduzir o colesterol com remédios naturais.

Remédios naturais para reduzir o colesterol:
Embora em alguns casos o colesterol deva ser tratado por profissionais mediante a administração de medicamentos e fármacos, em muitas ocasiões para reduzir os níveis de colesterol ruim à única coisa necessária é mudar seus hábitos. E para isso, não é necessário recorrer a produtos químicos nem fármacos, mas sempre podemos nos apoiar em remédios naturais como estes:

Alimentação saudável e equilibrada. Entre os métodos mais eficazes para reduzir os níveis de colesterol está seguir uma dieta saudável e equilibrada, baseada em alimentos naturais como frutas, verduras, peixe ou frutos secos. Pelo contrário, devemos evitar outros tipos de alimentos como pode ser os produtos de padaria ou alimentos processados, que incorpora corantes, conservantes, gorduras trans e outros tipos de substâncias que contribuem para elevar o colesterol ruim e triglicérides. Além disso, você deve evitar, tanto quanto possível as frituras.

Se você fizer um exame de sangue em que consta que seus níveis de colesterol estão acima do que é permitido, o próprio médico te dará uma lista com alimentos que você pode consumir e os que não deveria consumir para reduzir o colesterol. Entre os alimentos mais recomendados estão:

Cereais: farinha, massas, pão de trigo integral, arroz integral, biscoitos integrais, etc.

Frutas, verduras e legumes: praticamente todas são boas para manter o colesterol ruim baixo.

Ovos, leite e derivados: leite desnatado, iogurte desnatado…

Peixes e frutos do mar: peixe azul, peixe branco, atum, frutos do mar, etc.

Carnes: coelho, frango e peru sem pele e sem gordura.

Óleos e gorduras: azeite de oliva, em vez de óleo de girassol, óleo de coco ou manteiga.

Sobremesas: doces caseiros com leite desnatado, mel e geleia natural com moderação.

Frutos secos: nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, etc.

Bebidas: água mineral, infusões, sucos naturais, café com moderação (no máximo 2-3 por dia). Evite refrigerantes e bebidas açucaradas.

Fazer exercício. Que remédio natural para o colesterol pode haver do que fazer exercício? É tão natural que nem sequer é necessário ingerir nada, é apenas uma mudança de atitude. A vida sedentária contribui muito para o aumento do colesterol ruim, por isso é necessário fazer atividade física para melhorar a circulação e evitar o acúmulo de gordura nas artérias. Recomenda-se fazer, pelo menos, 30 minutos de exercício durante 3 dias por semana. Em qualquer caso, tampouco faz falta fazer um exercício físico intenso desde o primeiro dia, mas que pode nos ajudar a reduzir o colesterol, simplesmente adquirindo hábitos como sair para correr regularmente, ou ir caminhando para o trabalho, em vez de pegar o ônibus.

Deixe o tabaco. Deixar o tabaco não é um método natural? Pois, o que pode haver de mais natural do que deixar uma substância tóxica como o tabaco e permitir aos nossos pulmões respirar ar puro (dentro das possibilidades do meio ambiente, é claro). O tabaco não apenas é prejudicial para os nossos pulmões e sistema circulatório, mas nos faz sentir mais cansados, limita o sentido do olfato e pode provocar diversos tipos de câncer (garganta, língua, etc.). Além disso, também aumenta o risco de acidente vascular cerebral e aumenta os níveis de colesterol ruim.

Álcool com moderação. Sempre é dito que beber deve ser feito com moderação, um copo de vinho por dia, por exemplo, permite melhorar a circulação, e é bom para o coração. No entanto, a ingestão excessiva de álcool provoca o aumento dos níveis de gorduras e triglicerídeos e, portanto, também aumenta o colesterol ruim. Para não mencionar outros problemas de saúde que pode provocar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, por exemplo, cirrose, hepatite, delirium tremens e outros problemas de saúde que podem chegar a ser crônicos.

Remédios Caseiros Para Reduzir o Colesterol:
A seguir te mostramos muitas outras maneiras de reduzir o colesterol ruim usando remédios naturais:

Com alho: este é um dos remédios mais antigos e conhecidos. Trata-se de engolir todas as manhãs, um dente de alho cortado ao meio. Para que seja realmente eficaz devemos estar em jejum.

Com laranjas e óleo: é um remédio natural que, como o anterior, deve ser realizado assim que levantamos pela manhã e em jejum. Simplesmente espremendo duas laranjas e despeje o suco em um copo ou uma xícara, ao qual adicionamos um fio de azeite de oliva. Feito isto, devemos tomar todas as manhãs em jejum.

Com tangerinas: você também pode fazer com uma laranja, mas é preferível usar uma tangerina. Simplesmente colocamos uma tangerina em uma panela com água e colocamos para ferver durante 10 minutos (a tangerina deve estar inteira, com a pele incluída). Então, tomamos como infusão, principalmente pela manhã, embora não seja necessário fazê-lo em jejum.

Chá verde: aquecemos um copo de água e despejamos nele uma colher de chá verde. Deixamos esfriar e bebemos.

Com morangos: os morangos também são muito úteis para combater o colesterol. Por exemplo, você pode tomar um pequeno copo de morangos no meio da manhã.

Estes são apenas alguns dos remédios naturais que existem para curar o colesterol. Embora para que seja realmente eficaz você deva fazer a sua parte e mudar alguns hábitos alimentares e de vida, como sedentarismo excessivo.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.