quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Tracoma: O que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção


A saúde ocular pode ser afetada por diferentes condições, seja em adultos ou crianças. Algumas dessas condições podem não ser tão graves, mas algumas delas quando não tratadas podem conduzir a perda total da visão, este é o caso do tracoma. A seguir te contamos tudo o que você precisa saber sobre esta condição que afeta os nossos olhos.

O tracoma é uma infecção bacteriana grave dos olhos, que pode conduzir à cegueira. Costuma ser sofrida nos países em desenvolvimento, com escasso acesso a água corrente e com poucas medidas preventivas de saúde, sendo a principal causa de cegueira evitável no mundo.

É uma doença crônica que causa infecções repetidas nos olhos. Estas infecções produzem a inflamação permanente dos olhos (conjuntivite) e, consequentemente, a formação de cicatrizes que retraem a pele da pálpebra. Finalmente, as pálpebras se contraem até o interior dos olhos, danificando-os com os cílios e produzindo a perda de visão.

Causas do Tracoma:
O tracoma é causado pela bactéria Chlamydia trachomatis. Esta é transmitida através das mãos, roupas ou moscas que se aproximam da área ocular.

A doença costuma ser transmitida entre crianças e mães que cuidam delas. É frequente que afete vários membros de uma mesma família.

Sintomas do Tracoma:
A infecção aparece durante a infância, mas não é até a idade adulta que a cegueira desenvolve. A doença progride silenciosamente ao longo de vários anos com a seguinte evolução:

Inicialmente, se produz a inflamação do tecido que reveste as pálpebras e os olhos (conjuntivite), que vai acompanhada normalmente de secreção ocular.
Posteriormente, se produzem cicatrizes dentro dos olhos que provocam a inversão da pálpebra.
Finalmente o roçar dos cílios com o olho provoca mais danos na conjuntiva (pele transparente protetora do olho) e a córnea (parte transparente anterior do olho que serve para focar imagens) até que se produz a opacidade da córnea e a perda de visão total.
A infecção do olho pode ser acompanhada de inflamação dos gânglios linfáticos justamente na frente das orelhas.

Diagnóstico para Tracoma:
Para realizar um diagnóstico adequado é necessário:

Exame oftalmológico pelo médico.
Estudo de uma amostra de raspagem no laboratório.

Tratamento para Tracoma:
Nas primeiras fases, os antibióticos são eficazes para o tratamento do tracoma e podem prevenir as complicações em longo prazo. No entanto, em casos avançados com cicatrização se requer a cirurgia da pálpebra para evitar a cegueira. Se tiver se produzido opacidade córnea ou perda de visão é possível realizar um transplante de córnea.

Prevenção para Tracoma:
Para prevenir a doença a Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou um programa para erradicar o tracoma baseando-se na estratégia SAFE, ou seja, cirurgia, antibióticos, limpeza facial e melhorias ambientais.

A cirurgia previne a cegueira naqueles casos já iniciados. Os antibióticos são úteis para prevenir a progressão da doença. A limpeza facial e as melhorias ambientais são conselhos de saúde pública que evitariam muitos contágios e que já demonstraram ser eficazes contra o tracoma.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.