segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Lápis de olho pode inflamar os olhos? Saiba o que diz uma dermatologista

O terçol surge através de uma inflamação das glândulas da região dos cílios devido a má utilização do lápis

As pessoas quando querem fazer uma maquiagem diferente e forte, acabam optando pelo uso do lápis de olho. E, mesmo que este seja um dos itens mais conhecidos na produção de uma make, pouco se sabe sobre os malefícios que ele pode ocasionar na região ocular, como por exemplo o terçol. Esta condição inflamatória afeta todas as pessoas, independentemente da idade do paciente e pode ser causada pela má utilização desse cosmético.

“O lápis pode, sim, influenciar na formação do terçol, porque muitas vezes o quadro pode acontecer por excesso de gordura, oleosidade local, muito comum nas pessoas que tem blefarite, que é aquela descamação na região da linha dos cílios, mas também por sujidades”, afirma a dermatologista Claudia Marçal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Desta forma, é necessário estar atento ao uso e as características do lápis, tendo em vista que o terçol pode surgir através de uma inflamação e pode resultar no processo infeccioso das glândulas na região dos cílios, sendo necessário atenção médica neste último caso.

Foto: depositphotos

Mas, por que que o lápis causa a inflamação nos cílios?
De acordo com a dermatologista, o cosmético pode provocar o terçol por não ser um bom produto ou por não ser usado de maneira apropriada. “Primeiro, se ele não for de qualidade, pode causar uma hipersensibilidade local que pode irritar a região e fazer com que a glândula tente se livrar daquele depósito de pigmento; e além disso, o lápis pode provocar (se não bem retirado com demaquilante após uso da maquiagem) um processo inflamatório pela presença da sujidade que obstrui o ducto de saída da glândula, criando uma inflamação”, explica Cláudia.

Neste sentido, a própria pele se encarrega de formar o terçol na área contaminada, surgindo inicialmente como um nódulo inflamatório, mas com a possibilidade de se desenvolver como um processo infeccioso. E para quem acha que apenas o lápis é capaz de causar este problema, está enganado.

Outras causas para o terçol
“A maquiagem é um dos fatores que propiciam esse processo inflamatório, a oleosidade da própria região quando o paciente tem tendência à blefarite, o estresse e a carência nutricional também estão relacionados com o problema. O terçol pode acometer homens ou mulheres, mas as mulheres acabam sendo mais propensas justamente pelo uso de maquiagens, de cílios postiços, de lápis, enfim, e a inadequada retirada de tudo aquilo que é depositado diariamente naquela região”, comenta a dermatologista.

Como tratar este problema?
Ainda segundo Cláudia Marçal, este tipo de problema quando é inflamatório, se resolve espontaneamente de cinco a sete dias, no máximo. “Quando ele é infeccioso, o paciente precisa buscar ajuda junto ao oftalmologista porque aí é necessário entrar com o uso de um antibiótico tópico”, recomenda a dermatologista.

por Katharyne Bezerra
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.