segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Terçol: aprenda a tratar essa enfermidade com o uso de chás

Dois chás são imbatíveis quando o assunto é tratar ou aliviar o desconforto causado pelo terçol

Só quem um dia já acordou com aquele incômodo na pálpebra e viu que estava com terçol, sabe o quão desconfortável pode ser essa pequena infecção. Com o termo médico de hordéolo, podendo este ser interno ou externo, o terçol nada mais é do que um pequeno abcesso que acontece nas bordas das pálpebras e é causado por uma infecção nas glândulas sebáceas ou nos folículos ciliares.

Enquanto os externos duram de sete a dez dias, os internos podem durar diversas semanas. Apesar de serem extremamente incômodos e dolorosos, os terçóis, felizmente não são prejudiciais e não oferecem nenhum perigo para a saúde humana.

Ao contrário do que muitos pensam, o terçol não é contagioso (Foto: depositphotos)

Ao contrário do que muitos pensam, essa doença não é contagiosa e algumas das dicas dadas para que sua duração não se prolongue, são: não ficar tocando, coçando ou tentar perfurar o terçol; além de manter o local higienizado e evitar o uso de maquiagem.

O uso de chás pode acelerar o fim do desconforto causado pelo terçol

Apesar do terçol ser uma doença que não precisa ser tratada, há maneiras de acelerar o fim desse grande incômodo, sendo uma das mais fáceis, práticas e muito eficazes, o uso de chás como medicamentos naturais. Confira a seguir quais podem ser utilizados:

Trate terçol com chá
Chá verde
Queridinho dos que sempre estão em busca de um corpo em forma ou dos que simplesmente querem mantê-lo, o chá verde vai muito além de ser uma bebida que apenas acelera o metabolismo e tem propriedades diuréticas.

Por ter propriedades anti-inflamatórias, ele pode ser utilizado através de pequenas compressas sobre o olho atingido, um método que normalmente é feito com um saquinho de chá industrializado, mas que também pode ser feito em casa.

Ingredientes
1 colher (de chá) de folhas de chá verde trituradas;
250 ml (1 xícara de chá) de água.

Preparo e uso
Coloque a água no fogo e assim que ela começar a ferver, desligue-o e adicione as folhas no recipiente e tampe por cerca de cinco minutos. Após isso, coe com uma peneira e use os resíduos sólidos das folhas para fazer uma espécie de compressa, que deve ser aplicada no olho com o terçol por cerca de cinco minutos. Após isso, por que não tomar o chá e colocar ainda mais nutrientes no corpo?

Chá de cúrcuma
Chamada também de açafrão-da-terra, a cúrcuma é um parente do gengibre e que vai muito além de um simples condimento ou corante. Ela vem sido estudada por ter algumas propriedades que supostamente podem atual na luta contra o mal de Alzheimer.

O açafrão pode ser um grande aliado para tornar essa enfermidade menos desagradável por possuir propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, sendo essa última muito importante para impedir que haja uma piora no estado do abcesso.

Ingredientes
2 colheres (de sopa) de açafrão;
500 ml (2 xícaras de chá) de água.

Preparo e uso
Coloque a água e o açafrão juntos em um recipiente e leve ao fogo. O fogo só deve ser desligado quando a quantidade de água colocada tenha sido reduzida pela metade. Coe utilizando um pano e use o chá para lavar os olhos de duas até três vezes por dia. Isso pode ser feito até os sintomas desaparecerem.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.