quarta-feira, 4 de junho de 2008

Alergias





São reações exageradas que o organismo sofre quando entra em contato com determinadas substâncias (alérgenos), mesmo em quantidades pequenas.

25% da população sofre de alergia. As alergias mais comuns são: asma (ou bronquite alérgica ou bronquite asmática), rinite alérgica e as alergias cutâneas. veja foto

Por que identificar a causa (alérgeno) ?

Geralmente não é fácil, porém é fundamental para o sucesso do tratamento a identificação das substâncias que causam a alergia.

Por isso, é importante prestar a atenção nas condições ambientais, alimentos consumidos, remédios ingeridos, inalação de produtos químicos, cosméticos, artigos de higiene pessoal e vestuário. veja foto

Como identificar a causa ?

Em primeiro lugar deve-se consultar um médico especialista em alergia e através de suas observações e da experiência do profissional é possível detectar a causa. Em seguida, após a avaliação clínica, é necessário alguns exames complementares, dependendo do diagnóstico clínico. veja foto

Principais exames utilizados em Alergia:

* Testes alérgicos de leitura imediata (resultado em 15 a 20 minutos).
* Testes intradérmicos
* Teste de provocação
* Teste de contato (resultado em 72 horas).
* Exame de sangue (dosagem da imunoglobulina E total e específica).
* Dieta de exclusão e reintrodução (teste de provocação oral).


Dicas Importantes:

Casa aberta, arejada e ensolarada.

Limpeza diária dos cômodos sem levantar pó.

Abrir todos os dias os armários para ensolarar e desumidificar.

Colchões e travesseiros devem necessariamente ser encapados: são os artigos que mais contém ácaros.

Tire do quarto tudo o que acumula pó, como bichinhos de pelúcia, almofadas, pufs, tapetes, etc.

As roupas que não estão sendo usadas devem ser guardadas em sacos de plástico, durante o verão, depois de lavadas e secas ao sol. Por exemplo, cobertores, malhas, edredons, moletons, etc.

Não fume dentro de casa. Não fume na presença de crianças.

Adolescentes que bebem demais podem ter sua memória prejudicada.




Cientistas britânicos das universidades de Northumbria e Keele apresentaram pesquisa na conferência da British Psychological Society, na qual afirmam que jovens que bebem grandes quantidades de bebidas alcoólicas podem ter problemas de memória, já que seu cérebro está em desenvolvimento. Os efeitos do álcool na memória são imediatos e podem permanecer em longo prazo.

Na pesquisa, adolescentes na faixa etária dos 17 aos 19 anos, passaram por testes de memória, divididos em dois grupos. O primeiro grupo era formado por jovens que ingeriam, em média, 15 unidades de álcool em uma só noite, o equivalente a 11 doses de uísque, duas vezes por semana. O segundo grupo reuniu adolescentes que não bebiam exageradamente.

Os testes aconteceram no período de três a quatro dias após o último porre. Só assim, seus organismos estariam livres do álcool. "Os jovens que bebem em excesso se lembraram de 30% menos itens, uma diferença significativa" afirmou o pesquisador Thomas Heffernan.

Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento - http://www.saudeemmovimento.com.br:80/reportagem/noticia_frame.asp?cod_noticia=2597

Sexta-feira, 4 de Abril de 2008

Recusar comida sólida


por equipe Pais&FIlhos





Bebo porque é líquido, se fosse sólido... não comeria! Passar da mamadeira para as primeiras papinhas e, depois, para a comida do dia-a-dia pode ser um processo complicado. Mudar nem sempre é fácil, mastigar dá trabalho, a criança resiste, dá canseira etc. Só que tem pais que se deixam abater na primeira sopinha cuspida. Tem gente que bate os legumes, põe na mamadeira e dá para a criança enquanto ela dorme. Para vencer o vício, tem de ter paciência e persistir. Em vez de bater a comida no liquidificador, amasse os legumes separadamente, para a criança ir conhecendo cada sabor e sentindo a textura. Siga a orientação do pediatra e respeite o desenvolvimento do seu filho: não adianta dar bife para uma criança que não tem capacidade de mastigá-lo... E resista: nada de substituir o almoço por mamadeira, por favor. Com o tempo, seu filho passa a comer tudo bem mastigadinho.

CONSULTORIA: ELAINE OCCHIALINI, NUTRICIONISTA, MÃE DE VICTÓRIA, GIOVANNA, MARCO ANTONIO E JULIANNA. M.OCCHIALINI@UOL.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.