quinta-feira, 26 de junho de 2008

Problemas respiratórios representam 25% das consultas na saúde

Com o frio mais intenso é normal que a procura por esse tipo de especialidade aumente nos postos de Curitiba

Redação do Jornal do Estado
A volta do frio intenso fez com que, na semana passada, quase 25% das consultas feitas pela rede municipal de saúde fossem destinadas a pacientes com doenças respiratórias — a queixa que mais cresce quando a temperatura cai. A informação é do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, que também monitora semanalmente os motivos de comparecimento da população às unidades de atendimento da Prefeitura.

No período, o número de consultas para pacientes com problemas respiratórios chegou a 17.812, de um total de 71.698 atendimentos nas unidades de saúde da Prefeitura. “É um número normal, se considerarmos iguais períodos de anos anteriores, mas que sinalizam para alguns cuidados simples que as pessoas em geral precisam cultivar”, diz a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Lucimar Bozza Ferreira.

Os cuidados não implicam em novos hábitos, mas sim a manutenção de uma rotina alimentar e de prática física adequadas a cada faixa etária. “Se a pessoa se alimenta de maneira equilibrada durante o ano inteiro — seja criança, adulto jovem ou idoso — e pratica exercícios, tende a atravessar a estação de frio sem problemas e, o que é melhor, mantendo a rotina de prática esportiva ou qualquer atividade física. Por outro lado, se a dieta é pobre em vitaminas, o organismo pode ter carências que se apresentam na forma de doenças respiratórias”, explica Lucimar.

De especial, nessa época, segundo ela, apenas os agasalhos adequados à temperatura e pequenos cuidados ao sair de casa para a rua. Para quem costuma caminhar e pretende continuar com a atividade durante o frio, uma boa idéia é proteger o nariz com um lenço de algodão. A medida visa diminuir o impacto do ar frio. Outro detalhe é respirar sempre pelo nariz, que aquece o ar antes de ele chegar aos pulmões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.