terça-feira, 29 de setembro de 2009

Exame analisa pisada e ajuda a evitar problemas de saúde

29/09/09 - 09h25 - Atualizado em 29/09/09 - 09h38

Saber se está pisando da forma correta e encontrar o calçado adequado pode fazer toda a diferença quando o assunto é saúde.

Cada pessoa tem um jeito de caminhar e de pisar. Você sabe qual é o seu? Esta é uma informação preciosa, porque conhecer o formato do pé e a posição da pisada pode poupar de alguns problemas de saúde, como a dor nas costas, e problemas que podem até levar até a uma cirurgia no joelho ou no pé, por causa de um esporão calcâneo, por exemplo, que é uma calcificação que se forma no calcanhar e que dói muito.

Aprenda a fazer o teste da pisada

Um exame criado recentemente ajuda a entender melhor como as pessoas pisam e que tipo de calçado pode ajudar a corrigir o problema.

Quando você protege o seu pé você pensa no quê? Na correria do dia a dia, muita gente nem percebe, mas cada pessoa tem um jeito de pisar. Saber se está pisando da forma correta e encontrar o calçado adequado pode fazer toda a diferença quando o assunto é saúde.

"Eu tive esporão, que é uma coisa que dói muito”, conta o zelador e o maratonista Adonias Nunes. E ele fez um teste de nome complicado: baropodometria.

"Este é um exame novo que está ajudando muito até na confecção de palmilhas, porque tem muita gente que pressiona muito a parte de frente do pé. Então, forma muito calo”, explica a fisioterapeuta Mariana Machi.

O paciente pisa sobre uma plataforma. Sensores no equipamento passam as informações para um programa de computador. O sistema avalia a pressão nos pés. Pontos vermelhos indicam as áreas onde o pé sustenta maior peso. Depois, o paciente caminha, uma passada com o pé direito. Outra, com o esquerdo. Uma linha branca mostra o eixo da passada. Quanto mais para dentro, mais para fora é a pisada.

A pisada supinada é quando o pé vira um pouco para fora. O impacto é concentrado na parte externa. Dá para ver pelo desgaste na sola do calçado.

“Pode levar a dores no pé, dores na lateral do pé, riscos maiores de torções do pé e problemas de calcanhar, além de refletir problemas de articulações superiores ou mesmo na coluna”, aponta o ortopedista Fábio Ravaglia.

No caso da pisada pronada, o pé gira muito para dentro, força o dedão durante a passada. O desgaste no sapato se concentra no calcanhar e na borda interna.

“Existem tênis especiais que têm um amortecedor em que ele é um pouco lateralizado e, com isso, ele corrige”, explica o ortopedista Fábio Ravaglia.

O que se busca é a pisada neutra: quando o calcanhar toca o chão, o pé gira para dentro, mas só um pouco, fazendo com que o movimento seja distribuído por todo o pé. No sapato, o desgaste fica no calcanhar e na parte da frente.

E as mulheres? Elas vivem testando o equilíbrio.

“Eu preciso pra ter uma postura melhor. Tenho cara e tamanho de menina, mas o salto ajuda”, conta a vendedora Amanda Cordeiro.

“Na verdade, eu sinto um pouquinho de dor nas costa. Não sei se isso pode ter um pouco a ver também”, diz a vendedora Maria Luiza Filinto.

“O ideal é um salto com, no máximo, três centímetros, um salto de base larga, um sapato com bico mais redondo ou mais quadrado”, aconselha o ortopedista Fábio Ravaglia.

A pisada errada força os joelhos e a coluna. Com o tempo, a sobrecarga no esqueleto pode levar a problemas sérios e difíceis de corrigir. Então, é bom ficar de olho no jeito das crianças andarem. Não que elas precisem usar botas ortopédicas, mas o médico deve avaliar cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.