domingo, 10 de junho de 2012

Acupuntura na terceira idade melhora mobilidade


Acupuntura na terceira idade melhora mobilidade

Pesquisadores japoneses descobrem que método tradicional protege contra atrofia muscular

Um recente estudo realizado na Universidade de Waseda, em Tóquio, no Japão, aponta que o tratamento através da acupuntura pode melhorar significativamente a mobilidade humana. Segundo Akiko Onda, pesquisadora que liderou o estudo durante quatro anos, os resultados identificaram que a acupuntura pode prevenir a atrofia dos músculos esqueléticos. Durante a pesquisa, publicada pela Biochemical and Biophysical Reaserch Communications, a equipe comprovou que a perda de massa muscular poderia ser significativamente revertida pela acupuntura.

“O resultado desse estudo é extremamente importante para a população em geral, por conta da perda muscular anual média, de 1%, que todos nós apresentamos normalmente após os 40 anos. Porém, os beneficiários imediatos são os idosos em primeiro lugar, seguidos pelos desnutridos; portadores de doenças como câncer e AIDS; obesos e pessoas em regime de emagrecimento; portadores de doenças cuja prática de exercícios é contraindicada ou há grande limitação como, nas doenças neurodegenerativas, hepáticas e cardíacas; e por fim, as pessoas há muito tempo acamadas ou imobilizadas. Todos perdem muito tecido muscular e, consequentemente, ficam muito fracos e com sua mobilidade reduzida, retroalimentando um círculo pernicioso para a saúde orgânica como um todo”, comenta Dr. Márcio De Luna, acupunturista há 27 anos, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC).

Apesar das atividades físicas, nutrição adequada e estimulação mecânica serem altamente recomendadas para prevenir a atrofia, quem já está muito frágil ou com condições médicas graves pode ter grandes dificuldades para se exercitar, necessitando uma intervenção alternativa sem o uso de medicamentos. “O resultado da pesquisa mostrou que a acupuntura é a alternativa adequada, mostrando-se uma solução eficaz, de baixo custo e sem contra indicações, estimulando os músculos e evitando a atrofia musculoesquelética”, finaliza Dr. Márcio De Luna.

Por Lais
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.