sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Flor de sal: uma ‘bomba’ de ferro, zinco e outros nutrientes

Flor de sal: uma 'bomba' de ferro, zinco e outros nutrientes - Foto: Reprodução/ internet

“Flor de sal” é a denominação dada aos primeiros cristais de sal que são formados e que permanecem na superfície das salinas, sendo coletados antes do seu depósito no fundo e da formação do sal marinho. O processo de recolher a flor de sal é feito de maneira delicada e artesanal para que os cristais não afundem, secam ao sol e resultam em cristais mais crocantes. Este tipo de sal é muito mais delicado do que os sais comuns, por isso o termo “flor”, e não sofre nenhum tipo de processamento ou refinação posterior, sendo considerado o mais puro sal encontrado.

Reza a lenda que o início da extração da flor de sal deu-se na Era Cristã, pelos celtas. Atualmente, o produto mais tradicional é o francês, coletado na costa da Bretanha. No Brasil, a flor de sal vem se popularizando devido aos benefícios que proporciona, sendo mais delicada do que o sal comum.

Os benefícios da flor de sal
Também chamado de “puro sal”, esta iguaria gastronômica é fonte natural de ferro, zinco, magnésio, ido, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre, além de outros elementos que fazem muito bem ao nosso organismo. Por não sofrer nenhum tipo de processamento ou refinação posterior, os cristais mantêm a riqueza de minerais essenciais à saúde, o que proporciona a maior vantagem da flor de sal sobre o sal refinado.

Conhecido também como “caviar marinho”, a flor de sal é considerada um condimento da culinária gourmet, sendo utilizada no preparo e finalização de receitas sofisticadas.

Como usar a flor de sal?
Ao contrário do sal refinado ou do sal grosso, a flor de sal não deve ser utilizado durante a receita e nem levado ao fogo, para não perder a sua textura crocante. O modo de utilização do produto é como um tempero final, proporcionando mais sabor aos alimentos. Além de deixar os alimentos mais saborosos, a iguaria deixa os pratos muito elegantes.

Lembre-se que a flor de sal não deixa de ser um tipo de sal, por isso, deve ser usada com moderação. A recomendação é de não ultrapassar uma colher de chá por dia.

Para destacar o sabor dos pratos, o indicado é pegar alguns cristais com as mãos e pulverizá-los sobre os alimentos.

A flor de sal pode ser usada sobre batatas assadas, ovos, saladas, azeite e pão, carnes, peixes, verduras e na finalização de qualquer receita. Pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados.

fonte:remedio-caseiro.com
Por Débora Silva
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.