sábado, 15 de agosto de 2015

Você está considerando usar um DIU? Saiba os Prós e Contras


As mulheres sempre se preocupam em utilizar um método contraceptivo e as opções são muitas e diferentes, cada mulher se adapta melhor a um tipo de método contraceptivo. Para fazer a melhor escolha para o seu caso em particular é importante consultar o seu médico e esclarece sobre as vantagens, desvantagens e possíveis riscos do seu uso. Hoje vamos falar sobre tudo isso no que diz respeito aos dispositivos intrauterinos.

Você precisa de um método contraceptivo eficaz e confiável, mas a pílula não é para você. Um dispositivo intrauterino pode ser uma boa escolha, mas sempre que você tiver avaliado suas vantagens, seus riscos e seus possíveis efeitos colaterais antes de tomar uma decisão.

Uma vida sexual ativa e responsável inclui a decisão de usar um método contraceptivo seguro e conveniente. Existem várias opções, como a pílula, mas esta nem sempre é recomendada em todos os casos. Um dispositivo intrauterino oferece a eficácia da prevenção da gravidez, juntamente com a comodidade que uma vez inserido, você não precisa fazer mais nada. Você não tem que se preocupar se vai se esquecer de tomar a pílula, por exemplo.

Os dispositivos intrauterinos (ou DIU) têm a forma de T, e/ou são revestidos com cobre ou contêm hormônios. Para inseri-lo no colo do útero, é necessário à intervenção do seu ginecologista, você não pode fazer isso sozinha. Ao final do dispositivo, coloca-se uma corda de plástico pendurada a partir do colo do útero até a vagina. Esta corda servirá para saber se o DIU está no lugar e também serve para que o ginecologista o retire quando necessário.

Você pode escolher entre um DIU hormonal ou um de cobre:

• O DIU hormonal libera levorgestrel, um derivado do hormônio progesterona. Existem dois tipos: um que funciona durante cinco anos, outro de duração mais curta, cerca de três anos. Após a conclusão deste período de tempo, o dispositivo é removido e/ou trocado por outro. Os hormonais são ligeiramente mais eficazes do que os dispositivos a base de cobre para evitar a gravidez. Sua função é danificar ou matar os espermatozoides e também afetar a membrana que reveste o útero, onde o óvulo fertilizado poderia se implantar e se desenvolver.

• O DIU de cobre também é eficaz na prevenção da gravidez indesejada e pode ser deixado no útero por muito mais tempo do que hormonais (até 10 anos). Funciona fazendo com que o útero e as trompas de Falópio produzam um líquido que mata os espermatozoides.

As vantagens de usar de um DIU:
É um método muito eficaz. No caso do DIU hormonal 2 de cada 1.000 mulheres engravidam no primeiro ano de uso. Enquanto cerca de 6 em cada 1.000 mulheres engravidam durante o primeiro ano de uso com o DIU de cobre.

-É confortável, nem você nem o seu parceiro o sentirão durante a relação sexual.
Começa a funcionar imediatamente após ser inserido e pode permanecer de 3-10 anos, dependendo do tipo de DIU.
-Não há necessidade de se lembrar de tomar ou inserir outra forma de contracepção, por isso não prejudica a espontaneidade da relação íntima.
-As mães que amamentam podem usar com segurança.
-Pode ser usado se você sofre de hipertensão.
-Não é um método dispendioso.
-É reversível. Uma vez removido, a mulher volta a ser fértil rapidamente, no caso de desejar uma gravidez.
-Não causa aumento de peso.
-Reduzir o risco de gravidez ectópica (fora do útero).
-O DIU hormonal poderia ajudar a reduzir o sangramento mensal e as dores associadas com a menstruação.

Considere também as desvantagens de usar um DIU:
-Você pode sofrer de dor nas costas ou cólicas por um curto período de tempo depois que ele é inserido.
-Você também pode experimentar um sangramento abundante por cerca de duas semanas depois que o DIU é inserido.
-Se você decidir usar um DIU de cobre, sua menstruação provavelmente será mais abundante do que antes (o hormonal, por outro lado, reduz o sangramento).
-Ocasionalmente podem ocorrer perfurações do útero (quase sempre durante a inserção), e também expulsões, o que costuma ocorrer durante os primeiros meses de uso e geralmente em mulheres nas quais foi inserido o DIU após o parto.
-O DIU não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis (o que acontece com um preservativo, por exemplo).
-O DIU hormonal pode causar efeitos colaterais semelhantes aos que se apresentam quando se utilizam contraceptivos orais (sensibilidade mamária, alterações no humor, acne ou dores de cabeça). -Felizmente, esses efeitos costumam desaparecer depois de um curto período de tempo.
-O risco de desenvolver a doença inflamatória pélvica, também existe com o uso do DIU (embora o DIU que libera levonorgestrel, pareça proteger contra ela). Isto é especialmente verdade se a mulher tem mais de um parceiro sexual e o risco de contrair uma DST é maior se você tiver um dispositivo e estiver exposta a uma doença sexualmente transmissível.
-Se você colocar um DIU é importante verificar regularmente se o cordão está no lugar, se desaparecer, entre em contato com o seu ginecologista imediatamente.

Agora você já pode tomar uma decisão mais informada se vai escolher um dispositivo intrauterino, e qual tipo de DIU. Não é uma decisão a ser tomada de ânimo leve, porque isso afeta a sua vida de casal, de família e sua saúde. Discuta suas dúvidas e preocupações com o seu médico ou o seu ginecologista para que possa escolher a melhor opção para você.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.