terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Compressa quente ou fria: Qual é melhor para tendinite?

As dores no pulso podem ser causadas pela tendinite

A tendinite é uma inflamação nos tendões, estruturas semelhantes a cordas que ligam os ossos e os músculos. Como o tendão é menos resistente que os ossos e menos flexível que os músculos, ele costuma ser o primeiro a dar sinais de problemas quando fazemos um esforço muito grande.
Com o passar dos anos, a inflamação tende a piorar por causa da má circulação. Por isso, pessoas idosas podem apresentar mais episódios de tendinite, além das doenças reumáticas.

Tratamento da Tendinite
Para o tratamento da tendinite, assim como de qualquer outra doença, o ideal é procurar um médico. Ele poderá fazer uma avaliação da situação para indicar o melhor anti-inflamatório. Além disso, o uso de compressas pode ser uma boa opção para aliviar a dor e melhorar a irrigação sanguínea no local. A dúvida que surge, no entanto, é se devemos usar compressa quente ou fria.
Tendinite

Compressa Quente
A compressa quente tem a função de aliviar as inflamações. Ela estimula a circulação sanguínea no local e o sangue é responsável por levar células de defesa. Por isso, o calor é muito bom para conter não só o processo inflamatório, mas também o inchaço.

Compressa Fria
A compressa fria, por sua vez, tem ação anestésica. Ela é mais indicada para o momento logo após a lesão, porque comprime os vasos sanguíneos e diminui a dor. O inchaço momentâneo pode ser impedido pela aplicação de gelo, assim como a formação de edemas.

Contraste
O contraste consiste na aplicação de compressas frias e quentes. Esse tratamento mais “radical” serve para estimular rapidamente a circulação sanguínea no local, agindo como uma massagem. Se o processo inflamatório for mais grave, ele será aliviado com rapidez usando a técnica do contraste.
Compressa Para Tendinite

Com essa explicação, fica mais fácil entender o funcionamento das compressas em nosso organismo. A compressa quente é mais indicada para inflamações, como é o caso da tendinite. Se a dor for intensa, você também pode optar pelo contraste. As compressas de gelo podem aliviar a dor no local e também funcionam em conjunto com anti-inflamatórios.

Dicas:
Repousar o tendão inflamado é essencial para combater o problema, pois se o esforço causador for permanente, você não melhorará;
Exercícios de fortalecimento muscular podem ajudar a evitar que a tendinite se torne persistente;
Antes de fazer atividades que exigem muito, lembre-se da importâncias dos alongamentos;
Ao realizar qualquer atividade, respeite o limite da dor para não agravá-la e favorecer o aparecimento de uma inflamação.

fonte:natural.enternauta.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.