segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Grávida pode comer canela?


Durante a gravidez, é comum que surjam muitas dúvidas. E para piorar, os boatos em relação ao que uma gestante pode ou não fazer são muito frequentes. Depois de ouvir um monte de histórias, as futuras mães se enchem de medo, mas nem tudo o que se diz por aí é verdade.

A canela é um dos temas polêmicos. Muita gente diz que o condimento é abortivo e, por isso, não pode ser consumido durante a gravidez. Mas será que isso é verdade? Vamos entender melhor a questão.

Canela durante a gravidez
O mito em torno do consumo da canela durante a gravidez deriva de uma de suas propriedades. Por estimular a circulação sanguínea, ela faz o coração bater mais rápido. Isso pode causar certo desconforto na gestante, mas não leva ao aborto.

Estudos mostram que o consumo da canela em altas quantidades pode sim ser prejudicial para as grávidas, mas para que houvesse, de fato, algum dano, seria preciso consumir mais canela do que qualquer pessoa come normalmente.

Será que canela faz mal para as grávidas?
A quantidade canela que usamos em nossa culinária é muito pequena. Além disso, ela quase sempre é triturada ou apenas deixada durante o cozimento para dar sabor. No final das contas, a dose de substâncias ativas é quase irrisória. Por isso, os médicos consideram que comer doces e outros pratos preparados com canela durante a gravidez não traz problemas algum.

Benefícios da canela para as gestantes
Além de não fazer mal, o consumo da canela pode até fazer bem. Como ela reduz a resitência à insulina, pode ajudar na prevenção do diabetes gestacional. Para obter esse benefício, basta polvilhar um pouquinho de canela em sobremesas, sucos e vitaminas. Não é preciso exagero e sempre vale a pena conversar antes com o médico que está acompanhando a gestação.

Chá de canela é abortivo?
Já comentamos antes aqui no blog sobre os possíveis efeitos abortivos do chá de canela. Não existe nada que comprove esse efeito, mas como o chá tem propriedades concentradas, o risco pode ser maior que no consumo da canela na culinária. O chá, feito com o pau de canela em decocção, é contraindicado para grávidas porque pode estimular a contração uterina. Mesmo sem estudos comprovatórios, não custa nada evitar.

Dica importante: se você tem dúvidas sobre o que faz bem ou faz mal durante a gravidez, converse com o seu médico. Ele conhece melhor seu organismo, sabe dos medicamentos que você utiliza e de todo o processo de gestação. Assim, ele é certamente a pessoa mais indicada para indicar ou contraindicar qualquer coisa.

fonte:natural.enternauta.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.