terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Consumo de batatas pode estar ligado a maior risco de diabetes gestacional

Estudo mostrou que consumir outros vegetais, legumes e grãos integrais pode reduzir esse risco entre 9 e 12%

Existe alimento mais democrático que a batata? Ela costuma fazer parte de alimentação de diversas sociedade e pode ser preparada de diversas formas: frita, assada, cozida, recheada... No entanto, seu consumo excessivo pode trazer alguns problemas de saúde, devido à alta quantidade de carboidratos que ela contém. Inclusive, um estudo publicado na revista científica britânica BMJ mostrou que mulheres que consomem de duas a quatro porções de batatas por semana tem mais chances de desenvolver diabetes gestacional, mesmo sem apresentarem doenças crônicas anteriormente.

O estudo foi feito com os dados de 15.632 enfermeiras que participaram de um estudo entre 1991 e 2001. Nesse período, houveram 21.693 gestações, e cerca de 854 casos de diabetes gestacional. O consumo de batatas e outros legumes eram conferidos a cada quatro anos.

Ao acertarem fatores como idade e dieta em geral, eles perceberam que mulheres que consumiam de 2 a 4 porções de batatas (sejam fritas, assadas ou cozidas) tinham 27% mais chances de ter diabetes gestacional. Quando o consumo era maior do que cinco vezes na semana, o risco subia para 50%.

No entanto, eles perceberam que mulheres que trocavam as batatas por vegetais ou grãos ao menos duas vezes na semana reduziam essas chances entre 9 e 12%.

A hipótese dos especialistas é que a relação ocorre devido à grande quantidade de amido nesse alimento, que é rapidamente absorvido pelo organismo, levando a uma alta da glicose no corpo, e consequentemente da insulina. Além disso, o consumo de batatas fritas especificamente pode levar a uma mudança na composição de ácidos graxos do organismo, aumentando os processos de glicação. Tudo isso pode levar a um quadro de resistência à insulina.

Além disso, foi verificado que o índice de massa corporal (IMC) dessas mulheres era maior nas que consumiam mais batata. A ingestão desse alimento pode levar ao aumento de peso na gestação, o que pode se relacionar ao aparecimento da diabetes gestacional. Os especialistas ressaltam que o estudo encontrou uma relação que não necessariamente é causa e consequência.

fonte:minhavida.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.