domingo, 30 de abril de 2017

Esquistossomose: O que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

A esquistossomose é uma doença parasitária que produz uma inflamação aguda e crônica das vias urinárias e no trato digestivo.

Causas da Esquistossomose:

A esquistossomose se deve a um verme parasita (helmintos trematódeos) do gênero Schistosoma.

A forma de contágio é a seguinte: as larvas do verme vivem no interior dos caramujos de água doce. Posteriormente, estas larvas são liberadas na água e penetram através da pele do homem. O contágio se produz geralmente por contato com água contaminada com Schistosoma.

As larvas se dirigem para os vasos sanguíneos do trato urinário e trato digestivo onde chegam a sua fase adulta. Por um lado, põem ovos que são eliminados pela urina e fezes e por outro produzem uma inflamação crônica responsável por diferentes sintomas.

Há 5 espécies de Schistosoma, cada uma delas com uma distribuição geográfica diferente.

É uma doença que afeta cerca de 200 milhões de pessoas no mundo e é encontrada principalmente em áreas tropicais e subtropicais (África, América do Sul e Ásia).

É característico o contágio durante a infância devido as atividades recreativas na água doce contaminada (é típico o asseio e brincar em rios contaminados).


Sintomas Da Esquistossomose:

Durante a infecção aguda produz a “dermatite do nadador ou febre de Katayama” que ocorre cerca de 2-8 semanas depois do contágio:

Febre alta e calafrios.
Fraqueza generalizada.
Dores musculares.
Tosse seca.
Diarreia.
Urticária.

Existem duas formas crônicas da doença: a esquistossomose urogenital e a digestiva com suas respectivas manifestações:

Esquistossomose urogenital:
Hematúria (sangue na urina).
Infecções do trato urinário.
Lesões fibróticas na bexiga, ureteres e rins.
Câncer de bexiga.
Distúrbios da próstata nos homens.
Problemas genitais em mulheres.

Esquistossomose digestiva:
Diarreia, dor abdominal e sangramento retal.
Em casos avançados produz hepatoesplenomegalia (inflamação do fígado e baço), acompanhada de hipertensão portal e ascite (acumulação de líquidos no abdômen).

Diagnóstico para Esquistossomose:

Existem várias formas de diagnosticar a doença:

Visualização dos ovos nas amostras de fezes e urina.
Exame de sangue com sorologia.
Biópsia das lesões fibrosas intestinais e urinárias.

Tratamento para Esquistossomose:
O tratamento de escolha é o praziquantel. Podem resultar necessários os antibióticos no caso de infecções de urina e os corticosteroides para controlar os sintomas da síndrome de Katayama.

Prevenção para Esquistossomose:

As principais medidas preventivas para evitar o contágio são:

Garantir o acesso à água doce não contaminada.
Melhora das condições de vida e infraestrutura de saneamento e higiene.
Educação para a saúde nas comunidades.
Controle da população de caracóis na água doce.
Tratamentos massivos periódicos para a população em áreas de alto risco.
Campanhas de diagnóstico precoce para diagnosticar a doença em estágios iniciais.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.