sexta-feira, 28 de abril de 2017

Rinoplastia: Como funciona, precauções, expectativas, recuperação, riscos e custos

A rinoplastia é uma cirurgia para reparar ou melhorar o nariz. É realizada principalmente para modificar o interior (septo nasal) e melhorar a passagem de ar, ou o exterior (ossos próprios) melhorando a estética e aparência. Às vezes, ambos os processos são realizados de uma só vez.

Como funciona a rinoplastia:
A rinoplastia é um procedimento muito comum em cirurgia plástica. É realizada para aumentar ou reduzir o tamanho do nariz, mudar o ângulo da ponte nasal, estreitar a abertura das narinas, ou alterar o ângulo nasal.

A modificação do tamanho do septo nasal é realizada por processos de malformações congênitas ou por obstrução nasal intensa à passagem do ar na respiração (produz apneia do sono, ronco, etc.) por um desvio de septo.

É realizada sob anestesia geral ou local, dependendo da extensão do procedimento e atitude do paciente. Por isso, pode ser feita no consultório ou em uma sala de operação do hospital. Se o procedimento é complexo se requer a internação no hospital por alguns dias.


Com a anestesia local, é aplicado um tranquilizante geral e um anestésico local para a área da cirurgia, mas que o paciente está consciente durante a intervenção. Com anestesia geral, o paciente está dormindo e sem dor.

Rinoplastia: Como Funciona, Precauções, Expectativas, Recuperação, Riscos e Custos
A incisão é feita pelo interior das fossas nasais. Dependendo do caso é possível aplicar metais para manter a pirâmide nasal ou tecidos moles sintéticos em substituição ao septo nasal.

Precauções Iniciais Ao Fazer A Rinoplastia:
Deve-se ter cuidado com as expectativas de melhora na aparência estética após a cirurgia, uma falsa ideia do resultado pode levar a uma grande frustração. Deve-se ter uma ideia da realidade, por isso a personalidade formada do indivíduo é muito importante para o resultado ótimo da intervenção.

A idade também deve ser levada em consideração. Muitos cirurgiões preferem não realizar rinoplastias estéticas até o crescimento completo do osso nasal (cerca de 14 ou 15 anos para as meninas, e 1 ano a mais para os meninos).

Expectativas após a cirurgia de rinoplastia:
Após a cirurgia o rosto e o nariz incham, aparecendo uma dor de cabeça. Por isso são utilizados medicamentos para dor e inflamação. Até o terceiro dia estes sintomas costumam aumentar, por isso, é conveniente manter a cabeça erguida e aplicar compressas frias ao nível dos olhos para melhorar as sensações.

Depois de uma semana persistirá uma leve inflamação que permanece alguns meses, embora costume passar despercebida pelo paciente.
Pode aparecer um sangramento nasal e a obstrução nasal é incômoda, mas é preciso ter o cuidado de não mover nada nas fossas para evitar complicações (sinéquias) antes da cicatrização dos tecidos nasais.

O tamponamento nasal é removido normalmente dentro de 3 a 5 dias e o paciente se sentirá muito mais confortável. Os pontos e outros materiais devem ser removidos antes de 2 semanas.


Tempo de recuperação da rinoplastia:

A partir de 2 dias é bom uma vida sedentária e a partir de uma semana podemos dizer que já está útil para o trabalho ou vida normal. A recuperação total vai demorar várias semanas.

Devem ser evitados exercícios intensos que podem provocar um aumento do fluxo sanguíneo nas fossas nasais, ou que possam atingir a área. Evite esfregar o nariz (tenha cuidado com a higiene do rosto) e expor-se ao sol por pelo menos 8 semanas.

Nas primeiras semanas o paciente se sente deprimido, com desconforto nasal, mas isso irá melhorando com o tempo e os resultados oidem ser observados melhor depois de um ano da cirurgia. Neste período, as opiniões do ambiente são muito importantes para o paciente, por isso que sua personalidade bem formada, como mencionamos acima, é a chave para o resultado bem sucedido da intervenção.

Riscos da cirurgia de rinoplastia:

Os riscos de qualquer anestesia são:


As reações aos medicamentos.
Os problemas respiratórios.



Os riscos de qualquer tipo de cirurgia são:


Hemorragias.
Infecções.


Os riscos próprios desta intervenção são o aparecimento de hematomas ou cardeais na área da intervenção que podem permanecer por um longo tempo. É rara a necessidade de uma segunda intervenção para corrigir uma deformação menor.
Custo Da Rinoplastia:

O custo de qualquer cirurgia varia significativamente entre cirurgiões, instalações médicas, e regiões do país. Além disso, quando a indicação se dá em crianças pequenas, os cuidados intra-operatórios e pós-operatórios são mais abrangentes.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.