sábado, 29 de abril de 2017

O que são Fitoterápicos

Falamos sempre aqui no Receita Natural sobre plantas com propriedades medicinais. O efeito dessas plantas em nossa saúde se deve a alguns princípios ativos, contidos no vegetal, que age no interior de nosso organismo. Em muitos casos, esse princípio ativo pode ser isolado e utilizado para a fabricação de medicamentos. Tais medicamentos são chamados de fitoterápicos.
Em resumo, os fitoterápicos são medicamentos feitos a partir de plantas medicinais. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o fitoterápico é um produto obtido exclusivamente de matérias-primas vegetais, como extrato, tintura, óleo, cera, exsudato, suco, e outros. Não se trata, portanto, da planta medicinal em si, mas sim de um medicamento industrializado. Por isso, os fitoterápicos, assim como os outros medicamentos, devem oferecer garantia de qualidade e ter sua eficácia comprovada.

Alguns medicamentos comuns, como a aspirina e a colchicina, utilizam substâncias ativas de plantas em sua composição. No entanto, não são considerados como fitoterápicos por utilizarem também outras substâncias, não obtidas de vegetais. Para ser considerado um medicamento fitoterápico, é preciso que todas as substâncias utilizadas na sua fabricação sejam de origem vegetal.

As Plantas Medicinais

Medicamentos Fitoterápicos

Em 2007, a ANVISA estabeleceu uma lista com 71 plantas que podem ser utilizadas como fitoterápicos. Entre elas, estão:

alho: anti-séptico, anti-inflamatório e anti-hipertensivo;
camomila: no combate à dermatites;
erva doce: para gases, cólicas e como calmante;
capim santo: analgésica, diurética e expectorante;
cavalinha: diarreias, infecções de rins e bexiga, estimulam a cicatrização.

Vantagens dos Fitoterápicos

Em relação aos remédios comuns, os fitoterápicos tem um custo menos elevado;

Os fitoterápicos, em geral, são menos agressivos ao organismo que outros medicamentos, causando menos efeitos colaterais;
Medicamentos fitoterápicos podem oferecer um tratamento mais eficaz, no caso de algumas doenças, tais como:

problemas digestivos;
ansiedade;
ganho de peso.

Alguns Produtos Fitoterápicos

A Ginkgo biloba é um fitoterápico com cerca de 20 substâncias ativas, produzindo vários efeitos à saúde, tais como o alívio das dores nas pernas e braços, a redução de tonturas e a melhoria da memória.
A Chlorella é um medicamento fitoterápico usado principalmente para redução do apetite e consequente perda de peso.

Cuidados
Com relação aos fitoterápicos e plantas medicinais, algumas pessoas pensam que “se não fizer bem, mal não faz”. No entanto, isso não é verdade. O uso de medicamentos, mesmo que obtidos a partir de vegetais, deve ser feito sempre com cautela e acompanhamento profissional. Alguns cuidados devem ser tomados para um consumo adequado dos fitoterápicos:

Verifique, na caixa do produto, o número de inscrição do medicamento no Ministério da Saúde e só utilize medicamentos devidamente registrados pela ANVISA;
Mesmo sem a necessidade de receita, o medicamento fitoterápico deve ser prescrito por um profissional. Segundo orientações do Ministério da Saúde, os nutricionistas também podem prescrever o uso desse tipo de medicação;
O uso dos medicamentos fitoterápicos não é recomendado a gestantes e mulheres em fase de amamentação;
Sempre utilize a quantidade recomendada pelo seu médico, nunca aumente a dose sem a recomendação de um profissional.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.