quinta-feira, 1 de junho de 2017

Sentir-se mais jovem melhora a vida sexual

Um novo estudo mostrou que pessoas que se sentem mais jovens do que realmente são têm uma vida sexual mais interessante e com mais qualidade

Devido os estereótipos ligados à terceira idade, muitos pesquisadores não estudam o tópico do sexo nessa fase da vida. (iStock/Getty Images)

Pessoas mais jovens têm uma vida sexual mais satisfatória? Não exatamente. De acordo com estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of Sex Research, quando se trata de sexo, a forma como você se sente importa mais do que a idade. Os pesquisadores concluíram que o envelhecimento é algo subjetivo e pode variar entre as pessoas.

O estudo
Pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, acompanharam os sentimentos sobre idade e vida sexual de 1.170 pessoas com idade entre 40 e 70 anos, de diferentes orientações sexuais, durante um período de 10 anos. Os resultados mostraram que quanto mais próximas elas se sentiam de sua idade cronológica, mais baixa era sua qualidade de vida sexual.

“Algo que aprendi estudando o envelhecimento é que ficar mais velho não significa necessariamente um período de declínio. A idade não é uma medida única, há muitas variabilidades”, disse Steven Mock, um dos cientistas da pesquisa ao Daily Mail.


Sentir-se jovem

Apesar do sentimento de juventude não impactar diretamente a quantidade de relações sexuais praticadas, que foram praticamente as mesmas em comparação com outras pessoas da mesma idade cronológica, sentir-se mais velho prejudicar a qualidade da vida sexual.

Por outro lado, segundo os cientistas, sentir-se mais jovem tem um grande impacto positivo na vida sexual, tanto no interesse quanto na qualidade. “É importante considerar todos os diferentes fatores biológicos e psicossociais que podem influenciar a sexualidade de uma pessoa”, explicou Amy Estill, líder da equipe de pesquisa.

Segundo Mock, aqueles que estão na chamada “meia idade” tendem a se sentir mais jovens do que realmente são. “Quando você é jovem, é comum que as pessoas sintam a idade que têm ou até mesmo mais maduras. Porém, conforme você vai ficando mais velho, por volta dos 40 anos, você não se sente mais velho do que realmente é.”


Sexo na terceira idade

No estudo, foram levadas em consideração condições de saúde adversas, mas a idade subjetiva – a idade como uma pessoa se sente – se mostrou um fator importante sobre a forma como aproveitavam o sexo. De acordo com o estudo, devido os estereótipos ligados à terceira idade, muitos pesquisadores não estudam o tópico do sexo nessa fase da vida.

A pesquisa não analisou se ter um parceiro mais jovem tem algum efeito sobre a vida sexual de pessoas mais velhas. Algumas pessoas podem se sentir mais jovens em relacionamentos com pessoas mais jovens ou até mesmo o contrário, devido a comparação. No entanto, as descobertas mostram que ter uma visão positiva em relação à velhice pode ajudar a melhorar a vida sexual.

“Sexo é uma das coisas mais importantes que fazemos, nos deixa felizes, melhora a qualidade dos relacionamentos e tem potenciais benefícios para a saúde”, disse Mock.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.