quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Fibras e água contra a prisão de ventre


Equipe Bem Estar
A constipação intestinal ocorre quando o indivíduo evacua com uma freqüência menor do que três vezes por semana.

Também pode ser considerada no caso de pessoas com evacuação diária, mas que apresentam sintomas como dificuldade para evacuar, fezes endurecidas e sensação de evacuação incompleta

O número e a freqüência das evacuações dependem de vários fatores, como a dieta, a ingestão de líquidos e características específicas dos indivíduos.

A causa mais comum de constipação crônica é a baixa ingestão de fibras. Esses componentes são encontrados principalmente em frutas, verduras, grãos e cereais. As fibras não são digeridas em nosso organismo e podem ser divididas em dois grupos: solúveis e insolúveis. O efeito delas é aumentar o volume das fezes e reter líquido nas mesmas, fazendo com que elas fiquem mais pastosas e fáceis de serem eliminadas.

Outro fator importante no desenvolvimento da prisão de ventre é a baixa ingestão de líquidos. Eles hidratam as fezes e também ajudam na evacuação. Recomenda-se a ingestão de aproximadamente 2 litros de água por dia. Atenção: o álcool tem efeito desidratante, ou seja, retira água das fezes fazendo com que elas fiquem endurecidas.

Portanto, piora a constipação, devendo ser evitado por quem tem este problema.

Por Marco de Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.