segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Nova fonte de saúde

Benefícios múltiplos Linhaça, que ajuda a emagrecer e a controlar colesterol, também faz bem ao coração


RAISSA SCHEFFER
Gazeta de Ribeirão
raissa.lopes@gazetaderibeirao.com.br

Além de aliada das dietas para manter a boa forma, a linhaça também traz benefícios reais à saúde cardíaca, segundo relevou uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

Uma porção de três colheres de sopa de linhaça triturada por dia, acompanhada de uma alimentação saudável, pode melhorar significativamente o colesterol e evitar problemas cardiovasculares.

O objetivo da tese de doutorado da nutricionista Roberta Soares Lara Cassani era desvendar os mitos em relação aos benefícios da linhaça. “A ideia era avaliar se realmente a semente de linhaça poderia ser um alimento compropriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, disse Roberta. Com a orientação do professor Júlio Sérgio Marchini, o trabalho se baseou na descoberta de uma aplicação clínica da semente.

Para obter os resultados, a nutricionista selecionou 52 homens com hábitos sedentários e fatores de risco cardiovascular como colesterol alto e hipertensão. Os voluntários foram divididos em quatro grupos, sendo um deles de controle, e os outros três foram submetidos a um acompanhamento nutricional por 42 dias. “Dois grupos tinham a semente de linhaça triturada na dieta e o outro um placebo”, disse Roberta.

Segundo a nutricionista, os grupos com linhaça e o controle de alimentos apresentaram redução de marcadores inflamatórios causadores de doença cardiovascular, além de uma melhora significativa no colesterol. “Mas a redução dos marcadores inflamatórios foi o que nos chamou mais atenção”, disse.

Mais importante do que a redução foi o que a pesquisadora descobriu no Laboratório de Espectometria de Massa da FMRP-SP. “Conseguimos estabelecer a metodologia para a detecção de lignanas, um componente presente na semente de linhaça com propriedades anti-inflamatórias”, disse.

Os exames mostraram que os voluntários com a linhaça triturada em sua dieta apresentaram um aumento das lignanas no sangue e na urina, por isso apresentaram as benefícios em relação ao marcadores inflamatórios. “É o componente que descobrimos e que traz os principais benefícios da linhaça”, disse Roberta.

RECEITA

60 g É a quantidade de linhaça triturada que deve ser ingerida por dia

Alimento ajuda na saciedade

A aposentada Marilena Lopes Grassi, 53 anos, não precisou da pesquisa para comprovar os efeitos positivos de uma alimentação complementada com linhaça. Há quatro anos, por indicação de amigos, Marilena começou a consumir diariamente cerca de 25 gramas de linhaça triturada. “Me disseram que era um produto bom para baixar os níveis de colesterol ruim. Comecei a utilizar todos os dias e percebi os bons resultados em exames médicos e também no corpo, pois a linhaça também ajuda a emagrecer”, disse a aposentada. Segundo a nutricionista Roberta Soares Lara Cassani, a semente de linhaça apresenta um complexo nutricional constituído por fibras, que está relacionado com o aumento da saciedade. “Isso pode ajudar no controle de peso, bem como o colesterol, pressão arterial e glicemia”, disse. Mas a nutricionista destaca a importância de uma dieta balanceada para que a linhaça seja realmente eficaz. “Devemos pensar que o equilíbrio na dieta, composta por alimentos ricos em fibras e gorduras saudáveis, aliada ao consumo de linhaça é que traz os benefícios reais da semente.” (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.