quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Tire suas dúvidas: mitos e verdades das dietas

Foto: Divulgação, BD
Divulgação, BD
Durante a dieta, posso comer frutas à vontade.
MITO. Frutas são saudáveis e devem fazer parte do cardápio diário. Entretanto, também fornecem calorias que devem ser contabilizadas. A recomendação diária é de três porções.
Comer carboidrato à noite engorda.
MITO. Engorda tanto quanto comer de dia. O que importa é a quantidade ingerida. Entretanto como, ao dormir, o gasto calórico do organismo é menor, a dica é diminuir o consumo de todos os grupos de alimentos, inclusive de carboidratos.
Se não passar fome não vou emagrecer.
MITO. Passar fome ou pular refeições só atrapalha a dieta. A falta de comida e a incerteza da próxima refeição torna mais lento o metabolismo, que é a capacidade de transformar alimentos em energia. O organismo economiza nas calorias e estoca energia em forma de gordura.
Se exagerar num dia, preciso cortar calorias no dia seguinte.
VERDADE. Não é preciso se privar de eventos sociais por causa da dieta. Se jantou bem num dia, no seguinte faça refeições mais leves para compensar.
Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento.
MITO. Na maioria dos casos, essa é uma desculpa para o fracasso da dieta. Só uma pequena porcentagem de pacientes têm problemas orgânicos. Voracidade alimentar, sedentarismo e uso de medicações antidepressivas são as causas mais frequentes da obesidade. A dificuldade não está no organismo emagrecer, mas em mudar hábitos, fazer o que é preciso para emagrecer. São coisas diferentes.
Eu como pouco, mas não consigo emagrecer.
MITO. A não ser em raros casos de distúrbios, a pessoa não emagrece quando ingere mais calorias do que gasta. Às vezes, o problema não está na quantidade de comida ingerida, mas na quantidade de calorias da comida colocada no prato.
Fazer musculação engorda.
MITO. O que engorda é a combinação de sedentarismo e ingestão excessiva de calorias. Esse mito existe porque exercícios de musculação também podem aumentar a musculatura, dependendo do objetivo. Entretanto, com a prescrição de treino adequada, a musculação ajuda no emagrecimento, com redução de gordura e medidas e aumento de massa muscular magra.
fontes: nutricionista Gisele Pavin, professor de Educação Física Rafael Tomasini e endocrinologista Fernando Kuhn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.