segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Especialistas listam os perigos das dietas-relâmpago



Foto: Thinkstock
Emagrecer rápido seria bom. Essa é a conclusão de um estudo polêmico apresentado no mês passado em um congresso internacional sobre obesidade realizado em Estocolmo, na Suécia, e divulgado pela BBC. Isso porque, segundo a endocrinologista Katrina Purcell, da Universidade de Melbourne (Austrália), autora da pesquisa, a perda de peso gradual poderia desmotivar os pacientes. Será? Por aqui, a dieta rápida ainda é alvo de críticas por parte dos médicos e nutricionistas. As consequências para o organismo, de acordo com eles, podem incluir até problemas de coluna e alterações ginecológicas.

De acordo com o fisioterapeuta Felipe Nicodemos Semman, da clínica American Spinal Care, a dieta rápida provoca a perda de massa muscular, fator que estimula os problemas de coluna. “Os músculos ficam mais fracos e a sobrecarga nos ossos se torna maior”, explica. Esse efeito foi sentido pelo empresário Newton de Oliveira, 56 anos. Com uma dieta em que eliminou açúcar, farinha branca e álcool, emagreceu 8 quilos em menos de cinco meses. “Eu me senti muito bem, a dieta limpou meu organismo”, afirma. Tempos depois, porém, passou a sentir dores nas costas que foram diagnosticadas como hérnia de disco.

No caso das mulheres, o emagrecimento repentino pode levar à irregularidade ou à interrupção do ciclo menstrual, de acordo com o ginecologista Eduardo Slotnik, do Hospital Israelita Albert Einstein. A ausência da menstruação indica a baixa do hormônio estrógeno, que se torna mais ativo na presença da gordura.

Segundo o endocrinologista Amélio Fernando de Godoy Matos, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), a perda de massa magra ocorrida durante o emagrecimento rápido é desinteressante para a manutenção do próprio peso, já que a massa magra é a que mais gasta calorias. Matos observa, porém, que sob o aspecto psicológico, e não médico, o emagrecimento imediato pode ter um efeito importante na motivação. “Se o regime é muito lento, as pessoas acabam desanimando mesmo”.

(Com informações da Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.