terça-feira, 31 de agosto de 2010

Homem que se cuida vive mais e melhor

Fonte: (Artigo publicado no Espaço Saúde/Hospital Ana Costa da ATRevista/Jornal A Tribuna - Ano 6, edição 299, de 22/08/2010)


O tema saúde do homem vem sendo veiculado constantemente em campanhas publicitárias do Ministério da Saúde e de outros órgãos competentes, como forma de conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde. O assunto é tratado como prioridade por conta dos dados alarmantes. De acordo com pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres, por falta de cuidados com a saúde, e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas. A cada três pessoas que morrem no Brasil, duas são homens.

Disfunção erétil, andropausa e doenças relacionadas à próstata estão entre alguns dos problemas da saúde do homem que devem ser tratados de forma preventiva. Dentre os problemas que mais levam à morte dos homens estão, depois dos 40 anos, as doenças do coração, seguidas pelos cânceres. O câncer de próstata, por exemplo, é a doença visceral mais frequente no homem, representando mais de 40% dos tumores que os atingem depois dos 50 anos.

É preciso que os homens tenham consciência da importância de cuidar da saúde, especialmente de forma preventiva, em todas as fases da vida. Na adolescência, patologias como fimose e varicocele merecem atenção. Já na vida adulta, hipertensão, diabetes, colesterol, problemas cardíacos, cânceres e questões ligadas ao desempenho sexual precisam ser tratadas. Ainda na fase adulta ou no início da terceira idade, há também as questões hormonais, que podem atingir os homens, igualmente como acontece com as mulheres nesta fase da vida.

A maioria das doenças citadas pode ser facilmente diagnosticada e tratada somente com a realização de exames periódicos. Prevenir é sempre o melhor remédio, por isso, é fundamental manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e atividade física frequente, aliados às consultas periódicas ao médico de sua confiança, sem esperar que os sintomas apareçam, para que os possíveis problemas de saúde do homem possam ser tratados o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.