segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Lei torna obrigatório e gratuito o teste auditivo em bebês


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que torna obrigatória a realização gratuita do exame de triagem auditiva em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências. O exame, denominado Emissões Otoacústicas Evocadas, detecta deficiências sutis que não são percebidas no dia a dia. A lei foi publicada no dia 03/08/2010 no "Diário Oficial".

Durante o teste da orelhinha, um pequeno fone é colocado no ouvido do bebê. O aparelho emite um som fraco. O ruído "viaja" pela cóclea. Ao detectar o sinal, os cílios se movimentam e emitem uma resposta, que é registrada pelo equipamento. Se houver problemas na audição, os cílios não se mexem e o aparelho nada registra.

Os especialistas recomendam o exame nos primeiros seis meses de vida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia apenas de 5% a 10% da população brasileira de recém-nascidos fazem a triagem auditiva durante o ano.

Outros exames essenciais nos primeiros 6 meses de vida e que também são gratuítos:

Teste do pezinho O que é: O exame identifica erros de metabolismo que podem causar deficiência mental, como fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito, além de anemia falciforme, que causa a destruição crônica das hemácias (células vermelhas do sangue).

Quando realizá-lo: Entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê.

Como é feito: A partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Não provoca dor à criança.

Disponível na rede pública. Toda criança brasileira tem direito ao teste, gratuito. Existe uma outra versão ampliada que permite identificar mais de 30 doenças, mas não está disponível na rede pública.

Teste do olhinho (ou teste do reflexo vermelho)

O que é: Reconhece doenças como retinoblastoma, o tumor maligno ocular mais frequente em crianças; catarata, que compromete seriamente a visão; e glaucoma congênito, que pode levar à cegueira.

Quando realizá-lo: Nas primeiras 48 horas de vida do bebê.

Como é feito: É um exame ocular realizado em recém-nascidos com oftalmoscópio direto.

Disponível na rede pública. O teste do reflexo vermelho é obrigatório em todas as maternidades e estabelecimentos hospitalares do país.

Da redação Portal Comunidade Diabetes

Nathalia Arduini

Lide Multimídia - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.