sábado, 7 de agosto de 2010

Pará suspeita de sarampo em jovem de 19 anos




07 de agosto de 2010 | 17h 29

PEDRO DA ROCHA - Agência Estado

Um caso de suspeita de Sarampo, em Belém, foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará. A secretaria estadual notificou a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) no dia 28 de julho. Novos exames estão sendo realizados para confirmar a doença.

Segundo nota divulgada pela SVS/MS, o suposto enfermo seria um jovem de 19 anos. O exame laboratorial preliminar deu positivo para sarampo. Dois irmãos dele também apresentavam sintomas parecidos, mas o teste feito para detectar a doença deu negativo. Nenhum dos três foram vacinados contra a moléstia.

O sarampo era considerado erradicado no Brasil. Os últimos casos ocorreram em 2006, na Bahia. Ainda há ocorrência da enfermidade nos continentes Europeu, Africano e Asiático. Pessoas que viajaram podem ser contaminadas e voltar para o Brasil com a doença - o jovem com suspeita de ter a enfermidade não relatou viagem recente para o exterior.

O sarampo é um vírus de fácil contágio, com transmissão que ocorre pelo ar. Em geral a pessoa demora cerca de dez dias para apresentar os primeiros sintomas. A vacina para a doença está disponível nos postos de saúde públicos e pode ser aplicada em pessoas a partir dos 12 meses de idade.

Um comentário:

  1. tenho 50 anos de idade e com suspeita de sarampo,gostaria de saber se esta doença provoca dores forte no abdome e perda de sangue pelo anus e vagina.

    ResponderExcluir

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.