quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Consumo de nozes retarda crescimento de tumores em ratinhos

Ratinhos geneticamente programados para desenvolver cancro da próstata tinham tumores menores e de crescimento mais lento quando consumiram uma dieta contendo nozes. A afirmação faz parte de estudo conduzido por investigadores da UC Davis, nos EUA, publicado na edição actual da British Journal of Nutrition, avança o portal ISaúde.

Investigadores da UC Davis, com os colegas da USDA Western Regional Research em Albany, na Califórnia, avaliaram o tamanho do tumor nos ratos alimentados com dietas diferentes por 9, 18 e 24 semanas. Eles descobriram que os ratos que consumiram o equivalente humano a 2,4 gramas de nozes integrais todos os dias ganharam peso com a mesma taxa que os ratos alimentados com uma dieta de óleo de soja formulada para combinar os nutrientes, os níveis de gordura e o perfil de ácidos gordos da dieta da noz. Em 18 semanas, no entanto, o peso do tumor do grupo que ingeriu nozes era cerca de 50% menor do que o dos ratos que consumiram a dieta de óleo de soja. Globalmente, a taxa de crescimento do tumor foi 28% mais baixa nos ratos alimentados com nozes.

Uma dieta pobre em gordura é frequentemente recomendada por reduzir o risco que um homem tem de desenvolver o cancro da próstata ou para retardar o crescimento do cancro da próstata já existente, mas o estudo da UC Davis sugere que a exclusão das nozes, que são ricas em gordura, mas ricas em gorduras omega-3 polinsaturadas, antioxidantes e outras substâncias químicas da planta, pode significar renunciar ao efeito protector das nozes sobre o crescimento do tumor.

"Se a pesquisa adicional determinar que as nozes têm o mesmo efeito nos homens que nos ratos, aderir a uma dieta que exclui as nozes para diminuir os níveis de gordura significaria que os pacientes com cancro da próstata poderiam perder os efeitos benéficos das nozes", disse o autor Paul Davis, um nutricionista e pesquisador do Departamento de Nutrição da University of California Davis e pesquisador do UC Davis Cancer Center.

O cancro da próstata é o segundo cancro mais comum nos homens americanos. Um em cada seis homens é diagnosticado com o cancro, mais tarde na vida. Mas relativamente poucos - um em 36 - morrerão da doença porque a maioria dos tumores não se espalham para além do local, de acordo com o National Cancer Institute.

"Essas características do cancro da próstata fazem com que adicionar nozes à dieta seja atraente como parte da prevenção do cancro da próstata", disse Davis.

Davis acrescentou que alguns estudos sugeriram que as nozes podem prevenir a formação real de tumores. "Mas, mais imediatamente, as nossas descobertas sugerem que uma dieta contendo nozes pode retardar o crescimento do tumor de próstata para que o tumor permaneça no interior da cápsula prostática. Se comprovada aplicável em humanos, os homens com cancro da próstata poderão morrer de outras causas - esperamos que de idade avançada".

Os investigadores não encontraram um constituinte único responsável pelos efeitos benéficos das nozes. Por exemplo, o estudo constatou efeitos sobre a sinalização múltipla e as vias metabólicas relacionadas com o crescimento do tumor e o metabolismo e que os ratos alimentados com nozes tinham factor semelhante à insulina mais baixo (IGF-1), uma proteína fortemente associada ao cancro da próstata.

Ratos alimentados com nozes também tinham o colesterol LDL mais baixo (o mau colesterol). O LDL alto é um factor de risco estabelecido para a doença cardíaca, e tem sido associado mais recentemente ao crescimento do tumor, sugerindo que o mesmo alimento que promove um coração saudável pode ser útil para os pacientes com cancro da próstata. Finalmente, diferenças foram notadas na forma como o fígado, uma importante fonte de IGF-1 e colesterol, metabolizava a dieta das nozes em comparação com a dieta do óleo de soja, apesar das semelhanças nutricionais das dietas.

2012-01-31 | 12:05
fonte:http://www.pop.eu.com/news/6355/26/Consumo-de-nozes-retarda-crescimento-de-tumores-em-ratinhos.html

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.