segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pesquisa desenvolve processo onde células-tronco podem ser obtidas a partir do sangue

Cientistas da Universidade de Cambridge, Reino Unido, promoveram a descoberta de uma forma eficiente para criar células-tronco a partir do sangue. O trabalho foi publicado na revista Stem Cells: Translational Medicine. Esse estudo aumenta a esperança na possibilidade de um dia se poder usar células-tronco feitas a partir de células dos próprios pacientes com o intuito de tratar muitas doenças, como problemas cardiovasculares.

A equipe que promoveu a pesquisa descobriu um caminho para obter as células que precisam para criar células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) a partir de apenas uma amostra de sangue de rotina. Anteriormente a essa descoberta os cientistas já tinham tentado encontrar um tipo apropriado de células no sangue que poderia ser transformada em uma célula-tronco, e muitas vezes eles fazem células iPS a partir da pele ou de outros tecidos, o que pode exigir um procedimento cirúrgico, como uma biópsia.

A líder da pesquisa Amer Rana juntamente com outros pesquisadores cultivou células do sangue em laboratório e isolaram as chamadas células progenitoras endoteliais (L-EPCs) para se transformarem em células iPS. As células iPS têm a possibilidade de serem transformadas em qualquer outra célula no corpo, incluindo as células dos vasos sanguíneos e células do coração, usando coquetéis diferentes de produtos químicos.

“Estamos entusiasmados por ter desenvolvido um método prático e eficiente para criar células-tronco a partir de um tipo de célula encontrada no sangue. Biópsias de tecidos são indesejáveis, especialmente para crianças e idosos, enquanto o recolhimento de amostras de sangue é rotina para todos os pacientes”, aponta Rana. Segundo os pesquisadores, é possível congelar e armazenar as células do sangue, convertendo-as em seguida a células iPS, em uma fase posterior, em vez de ter de transformá-las logo que elas são obtidas, como é o caso de outros tipos de células utilizadas anteriormente. De acordo com eles isso terá valor prático enorme e vai prolongar seu uso.

“As células iPS oferecem um grande potencial, tanto para o estudo quanto tratamento futuro de doenças cardiovasculares. Como as células iPS são feitas a partir de tecido do próprio paciente, elas podem ser usadas para estudar as doenças e um dia reparar o tecido danificado sem serem atacadas pelo sistema imune do corpo”, explica Shannon Amoils, da British Heart Foundation. “Ser capaz de produzir de forma eficiente as células iPS usando células de uma amostra de sangue, será mais fácil para os pesquisadores essa tecnologia para empurrar para a frente. Mas há ainda muitas barreiras para ultrapassar antes deste tipo de técnica poderia ser usada para tratar doentes “, aponta.

fonte:http://www.corposaun.com/pesquisa-desenvolve-processo-onde-celulas-tronco-podem-ser-obtidas-a-partir-do-sangue/21942/
Por Raphael
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.