quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Chás para aliviar as dores das cólicas menstruais

Foto: Reprodução

A cólica menstrual, também chamada de dismenorreia, é uma dor pélvica que ocorre devido à liberação de prostaglandina, substância responsável por fazer o útero contrair para então eliminar o endométrio. O endométrio por sua vez é a camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião, e no caso da não fecundação do óvulo, o endométrio se descama e é eliminado em forma de sangramento.

Cerca de 50% das mulheres sentem cólicas menstruais em alguma fase da vida, a dismenorreia pode ser de dois tipos: primária e secundária. Quando a causa é o aumento da produção de prostaglandina feita a partir do endométrio, ela é denominada primária; já quando é resultado de alterações patológicas, ela é do tipo secundária.

O principal sintoma é a dor na região do baixo ventre, tendo sua intensidade variável, que pode também ser irradiada para as costas e para os membros inferiores, durante a menstruação. Outros sintomas também podem ser apresentados, tais como, dores de cabeça, nas mamas, inchaço…

Recomendações

*Evitar ter uma vida sedentária;
*Praticar exercícios aeróbicos moderados;
*Beber bastante água;
*Não ingerir alimentos que possam retardar o trânsito abdominal no período pré-menstrual;
*Fazer uso de bolsas de água quente na região abdominal para aliviar a dor;
*Não se automedicar, sempre consultar um médico antes de qualquer tratamento.

Chás para cólica menstrual

Chá de Calêndula

Ingredientes:
– 1 xícara de água
– 1 colher de sobremesa de flores de calêndula

Modo de fazer:
– Ferver a água;
– Adicionar as flores e deixar abafado por 10 minutos;
– Coar o chá e este estará pronto.

Chá de Orégano

Ingredientes:
– 1 xícara de água
– 2 colheres de chá de orégano

Modo de fazer:
– Ferver a água;
– Acrescentar o orégano;
– Tampar a xícara com a água e o orégano por 5 minutos.
– Após isso, não adoçar e ele já estará pronto para uso.

Atenção
Como citado acima, se automedicar não é o caminho ideal. Nossa intenção aqui é só incentivar sua curiosidade. O certo é você, antes de tomar qualquer chá, perguntar ao seu médico se essa é a melhor opção para sua saúde. Destacamos isto, pois algumas substâncias podem causar reações nocivas em seu organismo e só com uma consulta médica é possível analisar seu caso.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.