quarta-feira, 29 de julho de 2009

Consumo de laticínios pode prolongar a expectativa de vida

Fonte:Veja
Uma dieta rica em leite e seus derivados durante a infância pode aumentar a expectativa de vida, revelou um estudo realizado na Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, e no Queensland Institute of Medical Research, na Austrália.

Os pesquisadores analisaram, 65 anos depois, a saúde de 4.374 crianças que começaram a ser observadas em 1930, na Grã–Bretanha. Eles descobriram que uma alta quantidade de laticínios e cálcio diminui as chances de derrame e outras doenças fatais. Apesar de os derivados do leite conterem alto teor de gordura e colesterol, foi concluído que seu consumo não aumenta os riscos de doenças do coração.

O estudo notou que as dietas ricas em cálcio e laticínios, principalmente leite, tiveram impacto bastante positivo na expectativa de vida. A ingestão diária de 400 miligramas de cálcio diminuiu em 60% a incidência de mortes causadas por derrames. A quantidade sugerida de cálcio pode ser consumida com um copo de 200 mililitros de leite, um pote de iogurte e um pedaço pequeno de queijo.

Outro benefício do cálcio é que ele é capaz de manter a pressão sanguínea em um patamar saudável. O consumo de laticínios pode influenciar a circulação do hormônio IGF–1. O alto nível de circulação desse hormônio é associado aos baixos riscos de doenças cardíacas.

Além do leite e seus derivados, também é indicado que os pais alimentem seus filhos com uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais e com baixa quantidade de gordura saturada e sal. Para crianças mais velhas e adultos, os laticínios também são benéficos, mas esse grupo deve consumir produtos com teor de gordura mais baixo, como leites parcial ou completamente desnatados e iogurtes light.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.