quarta-feira, 29 de julho de 2009

O que é anemia

Fonte: Copacabana Runners
A anemia é uma condição na qual o sangue tem quantidade de células vermelhas menor do que o normal. Anemia também pode ocorrer se as células vermelhas não contêm hemoglobina suficiente. A hemoglobina é uma proteína rica em ferro que dá ao sangue sua cor vermelha. Essa proteína ajuda as células vermelhas a carregar oxigênio dos pulmões até o resto do corpo.

Quando a pessoa tem anemia o corpo não recebe sangue rico em oxigênio suficiente. Como resultado, a pessoa pode se sentir cansada e ter outros sintomas. Com anemia severa ou de longa duração, a falta de oxigênio no sangue pode danificar o coração, cérebro e outros órgãos do corpo. Anemia muito grave pode até ocasionar morte.

Células sanguíneas e anemia

A células vermelhas sanguíneas carregam oxigênio e removem dióxido de carbono do organismo. Essas células são fabricadas na medula óssea e vivem em torno de 120 dias na corrente sanguínea. Células brancas sanguíneas e plaquetas também são fabricadas na medula óssea. As células brancas ajudam a combater infecções. Plaquetas se unem para selar cortes ou rupturas nas paredes dos vasos sanguíneos e para o sangramento. Em alguns tipos de anemia a pessoa pode ter poucas quantidades de todos os três tipos de células sanguíneas.

Causas da anemia

Anemia tem três principais causas: perda de sangue, pouca produção de células vermelhas, ou altas taxas de destruição de células vermelhas. Essas causas podem ser decorrentes de muitas doenças, condições médicas e outros fatores.

Prognóstico para pessoas com anemia

Muitos tipos de anemia são moderados, de curto prazo e facilmente tratáveis. Alguns tipos podem até ser prevenidos com uma dieta saudável. Outros tipos podem ser tratados com suplementos alimentares. Porém, certos tipos de anemia podem ser graves, de longa duração e ameaçar a vida se não forem diagnosticados e tratados. Se a pessoa tiver sinais e sintomas de anemia, deve procurar um médico. O tratamento dependerá das causas da anemia e sua gravidade.

Sinais e sintomas da anemia

O sintoma mais comum de anemia é fadiga. Pode ser difícil para a pessoa com anemia ter energia para atividades normais. Outros sinais e sintomas de anemia incluem:
* Falta de fôlego.
* Tonteira.
* Dor de cabeça.
* Mão e pés frios.
* Pele pálida.
* Dor no peito.

Esses sinais e sintomas de anemia podem ocorrer porque o coração tem que trabalhar mais forte para bombear mais sangue rico em oxigênio através do sangue. Anemia leve ou moderada pode ser assintomática ou apresentar sintomas muito leves.

Complicações da anemia

Algumas pessoas com anemia podem ter arritmia, que é um problema na freqüência ou ritmo da batida do coração. Com o tempo, arritmias podem danificar o coração e ocasionar insuficiência cardíaca. Anemia também pode danificar outros órgãos do corpo porque o sangue não consegue prover oxigênio suficiente para eles. Anemia pode enfraquecer pessoas com câncer ou AIDS e ameaçar o tratamento para essas doenças. Anemia também pode causar muitos outros problemas médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.