quinta-feira, 30 de julho de 2009

Diagnóstico da Anemia

Fonte: Copacabana Runners
O diagnóstico da anemia é baseado no histórico médico do paciente e de sua família, exame físico e resultados de testes. Uma vez que anemia nem sempre apresenta sintomas, o médico pode descobri-la ao checar outra condição médica.

Histórico médico familiar para diagnóstico da anemia

O médico poderá perguntar ao paciente se ele apresentou qualquer um dos sinais e sintomas comuns de anemia, e se teve alguma das doenças ou condições médicas que poderiam causar anemia. O médico também poderá perguntar sobre remédios que toma, como é a dieta, e se tem membros da família com histórico de anemia.

Exame físico para diagnóstico da anemia

O médico fará um exame físico para descobrir a gravidade da anemia e checar as possíveis causas. Ele poderá:
* Escutar o coração para verificar batimentos rápidos ou irregulares.
* Escutar os pulmões para respiração rápida ou irregular.
* Sentir o abdômen para verificar o tamanho do fígado e baço.

O médico também poderá fazer exame pélvico ou retal para verificar origens comuns de perda de sangue.

Testes e procedimentos diagnósticos

O médico pode pedir vários outros testes para descobrir que tipo de anemia o paciente tem e a sua gravidade.

Teste de contagem completa do sangue para diagnóstico da anemia

Geralmente o primeiro teste para detectar anemia é contagem completa do sangue, o qual mede várias partes diferentes do sangue. Esse teste checa os níveis de hemoglobina e hematócritos. Hemoglobinas são proteínas ricas em ferro nas células vermelhas, que carregam oxigênio ao corpo. Hematócrito é a medida do espaço que as células vermelhas ocupam no corpo. Baixos níveis de hemoglobina ou hematócrito podem ser um sinal de anemia.

A contagem completa do sangue também mede a quantidade de células vermelhas sanguíneas, células brancas sanguíneas e plaquetas. Resultados anormais dessas células podem ser sinal de anemia, desordem no sangue, infecção ou outra condição.

Na contagem completa do sangue é verificado também o volume corpuscular médio, o qual é a medida do tamanho médio das células vermelhas sanguíneas e oferece pista para verificar a causa da anemia. Na anemia por deficiência de ferro, por exemplo, células vermelhas sanguíneas são menores do que o normal.

Outros testes para diagnóstico da anemia

Se os resultados da contagem completa do sangue mostrarem que o paciente tem anemia, podem ser necessários outros testes como:
* Eletroforese de hemoglobina. Esse teste verifica os diferentes tipos de hemoglobina para ajudar a diagnosticar o tipo de anemia.
* Contagem de reticulócitos. Esse teste mede a quantidade de células vermelhas jovens no sangue para indicar se a medula óssea está fabricando essas células na taxa correta.
* Testes para nível de ferro no sangue e corpo.

Um vez que anemia pode ter várias causas, o paciente pode ser testado para condições médicas como insuficiência renal e deficiências vitamínicas. Caso o médico suspeite que a anemia é decorrente de sangramento interno, ele pode pedir testes para procurar pela origem do sangramento. Pode ser feito teste nas de fezes para verificar a presença de sangue. Caso seja encontrado sangue nas fezes, outros testes podem ser usados para encontrar a origem do sangramento, como a endoscopia. O médico também pode querer testes da medula óssea, que mostram se ela está saudável e fabricando células sanguíneas suficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.