sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Apendicite – Aprender a reconhecer a dor abdominal da apendicite

A apendicite se apresenta sempre de maneira surpreendente, e os riscos que isso pode significar, dependendo da situação, são muito perigosos. Por isso que é muito importante aprender a reconhecer a dor abdominal, já que praticamente é o sintoma mais importante que pode advertir sua presença.
Quando a apendicite não é tratada de forma adequada ou rapidamente, a situação pode tornar-se muito perigosa e a peritonite pode ocorrer. Tomando todas estas considerações, acreditamos que é muito importante que você esteja bem informado e é por isso que hoje, damos-lhe todas as informações que você precisa saber sobre apendicite e como diferenciá-lo de outros problemas na região do abdômen.

O que é apendicite?
Apendicite é uma condição na qual o apêndice, um pequeno órgão em forma de saco localizado na região abdominal, ligado ao início do intestino grosso incha, inflama e fica cheio de pus.
É importante ressaltar que este órgão é do tipo vestigial. O apêndice sobressai do cólon e se encontra na parte inferior na zona mais baixa. Ainda não é conhecido o papel que essa estrutura desempenha no nosso organismo.

A dor que ocorre com apendicite normalmente começa a se sentir ao redor do umbigo e depois cresce, expandindo no abdômen inferior, à direita. O apendicite desenvolve-se entre cerca de 12 e 18 horas, a dor torna-se intensa e insuportável e, em seguida, após este período, é agravado ainda mais e a situação torna-se perigosa.
Muitas vezes, ocorre em pessoas entre 10 e 30 anos, mas isso pode acontecer com qualquer pessoa, mesmo em recém-nascidos e já houve casos incríveis, por exemplo, uma criança com menos de 1 mês de idade, apresentou apendicite.
Diagnóstico de apendicite é muito complexo e apresenta grande dificuldade quando se trata de crianças muito jovens ou em idosos, porque os sintomas são irregulares e podem variar em diferentes pessoas. Além disso, a condição se desenvolve num curto período de tempo em que se tem de atuar rapidamente e de forma eficaz.

Quando o tempo passa nota-se que, a inflamação cresce e se torna mais doloroso, dentro de áreas muito específicas e particulares facilmente reconhecidas pelos médicos, chamados pontos de McBurney.

Os sintomas mais comuns são tardios e são apresentados nesse curto período em que a situação piora. O mais típico é o seguinte:

A dor que começa na região do umbigo e que ao longo do tempo muda de posição.
Dor ao pressionar a área.
Dor intensa na região abdominal, especialmente no canto inferior direito.
Calafrios
Prisão de ventre
Diarreia
Febre (lentamente fica intenso)
Absoluta falta de apetite
Náusea
Tremores
Vômitos


Causas da apendicite
Embora as causas não sejam sempre as mesmas, em geral, é um bloqueio nas cavidades do apêndice por detritos ou os resíduos de alimentos e fezes, ou infecção onde apendicite pode ocorrer após uma infecção gastrointestinal, causando inflamação.
Em ambos os casos, as bactérias multiplicam-se e começam a aumentar o seu número muito rapidamente, com o material de enchimento e todo o pus infeccioso, que pode fazer rebentar literalmente apêndice ou quebrar.

Complicações da apendicite
Assim como uma bomba de tempo, se a inflamação não for tratada imediatamente, de forma rápida e adequada, como se referiu, o apêndice pode romper e liberar todas as pus e substância infecciosa que provoca inflamação.
Quando isso acontece, ele é chamado de fluidos peritonite e ao liberar se, eles ampliam a área do organismo, infectando o resto dos órgãos na área. Então, o que se faz é remover o apêndice do corpo rapidamente, a cirurgia abdominal, o mais comum deste tipo.
Outras complicações incluem a formação de uma fistula, abscesso, e no caso pouco provável que a cirurgia tenha algum tipo de complicação, infecção da ferida.

Reconhecer a dor abdominal de apendicite

Você precisa consultar com seu médico imediatamente se:
Tiver dor na região do umbigo, que se estabelecem na parte inferior direita, causando dores severas e intensas que aumentam rapidamente ao longo do tempo e que são ainda mais fortes quando você exerce pressão sobre a área. Junto com a febre dor.

Vômito ou diarreia sanguinolenta.
O abdômen é sensível ao toque, com dor no peito ou no pescoço.
A dor aumenta quando você toma um antiácido.
Urina mais do que o normal ou queimação ao urinar.
Há vertigem e tonturas.

fonte: http://www.saudedicas.com.br/doencas/apendicite-aprender-a-reconhecer-a-dor-abdominal-da-apendicite-1012522
imagem:www.unimed.coop.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.