terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Emagreça com saúde com a dieta da proteína de ervilha

Dieta da proteína todo mundo conhece! Mas, da proteína de ervilha é novidade! Saiba o que esse grão pode fazer por sua saúde e boa forma.

Um pouco de história
O gastrônomo de nome Apicius, que viveu na Roma do século I, gostava tanto de ervilhas que incluiu inúmeras receitas com esta leguminosa no primeiro livro de culinária da história, chamado De re coquinaria, ou Sobre culinária. 
Como um bom romano, Apicius conhecia bem os benefícios nutricionais desse alimento — assim como os gregos, chineses, iraquianos e muitos outros povos.

Comprovado pela ciência
Mais tarde, a ciência acabou confirmando o que os antigos já sabiam: a ervilha é rica em vitaminas A, B e C, além de fibras e proteína vegetal, e é uma grande aliada do processo de emagrecimento. Quem explica a “mágica” da ervilha a favor da perda de peso é a nutricionista Maiara de Oliveira, de São Paulo: “As vantagens da proteína vegetal são a ausência de gordura e a forte presença de fibras. Essas últimas ajudam no funcionamento do intestino e dão uma boa sensação de saciedade, por isso, diminuem a fome”, destaca.

Nutrição e proteção contra doenças
Nutrir, aliás, é o que a ervilha faz de melhor, ajudando inclusive a proteger nosso corpo de problemas sérios. Uma pesquisa realizada no México mostrou que ela é rica em coumestrol, um dos componentes mais poderosos na luta contra inflamações e doenças como o câncer de estômago. E vários estudos já demonstraram que esta leguminosa também protege o organismo contra o câncer de próstata e de mama. Por conta das proteínas e fibras, a ervilha ainda ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue, o que faz dela uma aliada também na prevenção do diabetes.

Aliada da saciedade
É claro que não adianta comer esses grãos a toda hora, esperando que o corpo fique saudável e enxuto. Para sentir o efeito Cinderela no organismo, é necessário aliar a ervilha a uma dieta saudável e equilibrada. “Isso, em conjunto com a realização de atividade física, pode contribuir para a redução do peso corpóreo”, observa a nutricionista Irene de Macedo, coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário Senac (SP).

Forma de consumo
A recomendação de Irene é comer uma porção diária de ervilhas, em uma das refeições principais. “Uma porção ao dia equivale a 2 e ½ colheres (sopa), o que soma 55 calorias para a dieta”, explica a nutricionista. Para a ervilha ajudar na saciedade (e, consequentemente, na perda de peso) vale também seguir a regra básica de uma boa alimentação, que é fazer de cinco a seis refeições diárias.

Variedade é a palavra chave
Para não enjoar, procure alternar a ervilha tradicional com a torta, que leva esse nome porque suas sementes vêm protegidas por uma vagem e podem ser preparadas junto com essa. “A ervilha-torta permite mais variedade na forma de preparo e pode oferecer uma quantidade maior de fibras”, explica Roseli Espíndola Balchiunas, nutricionista e professora do Centro Universitário Senac (SP).

As melhores ervilhas!
As ervilhas mais recomendadas, segundo Maiara, são aquelas vendidas in natura, congeladas ou então secas. “As opções em conserva são ricas em sódio, o que prejudica os níveis de pressão arterial, além de perder vitaminas e minerais e alterar suas características”, explica a professora. A melhor época para consumi-las é no início do inverno e na primavera, que coincidem com as melhores safras.

Reeducação alimentar é essencial
“Alimentar- se a cada três horas, fracionar as refeições reduzindo a quantidade, optar por lanches a base de alimentos integrais ou frutas e tomar muita água é importante”, lembra Maiara. Outra dica é servir-se primeiro da salada durante as refeições principais. A ervilha pode entrar nela ou ficar para depois, na forma de uma sopa, por exemplo. “O ideal é balancear as refeições deixando- as coloridas, fracionadas, optando por preparações grelhadas ou assadas e ainda combinar a ervilha com grãos, como o milho, para obter melhor fontes de vitaminas e minerais”, aconselha Maiara.

Receitas saborosas e nutritivas

Ervilha-torta à provençal

Ingredientes
500 g de ervilha-torta;
3 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (sopa) de manteiga;
4 dentes de alho;
4 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas;
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite misturado com a manteiga.
Junte o alho picado e mexa até começar a dourar.
Acrescente as ervilhas cortadas em quatro partes e cozinhe no fogo baixo e com a panela tampada por 5 minutos.
Retire a tampa e deixe secar a água que se forma.
Tempere com a salsinha e a cebolinha picadas, o sal e a pimenta-do-reino e sirva com o rosbife e a batata bolinha.

Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 163

Frango com molho de ervilha

Ingredientes
2 peitos de frango;
Sal e pimenta a gosto;
1 colher (sopa) de manteiga;
1/4 de xícara (chá) de vinho branco seco;
1/2 xícara (chá) de creme de leite;
1/3 de xícara (chá) de ervilha fresca;
1/3 de xícara (chá) de cenoura em tiras;
1/4 de xícara (chá) de cebolinha verde picada.

Modo de preparo
Tire a pele e os ossos do peito e corte-o ao meio pelo comprimento.
Ponha os filés entre pedaços de filme plástico.
Bata com a parte plana do batedor de carne e tempere com sal e pimenta.
Numa frigideira, derreta a manteiga em fogo alto.
Junte o frango e frite dos dois lados até dourar ligeiramente.
Transfira para um prato, adicione o vinho à frigideira e deixe ferver, raspando o fundo com uma colher de pau até evaporar um pouco e reserve.
Numa panela, cozinhe o creme de leite, sem ferver, com a ervilha e a cenoura em fogo médio até ficarem macias.
Retorne o frango à frigideira com o molho, junte a cebolinha e aqueça bem. Transfira para uma travessa e sirva com os legumes.

Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 554

Pão de frango com ervilha

Ingredientes

Recheio
200 g de peito de frango;
100 g de ervilha congelada;
1 colher (sobremesa) de orégano;
2 colheres (sopa) de azeite.

Massa
45 g de fermento biológico;
1 xícara (chá) de leite morno;
3 ovos;
1/2 xícara (chá) de óleo;
1 colher (sobremesa) de sal;
1 kg de farinha de trigo;
1 gema para pincelar.

Modo de preparo

Recheio
Cozinhe o peito de frango com água e sal até ficar macio.
Corte em cubos pequenos e reserve.
Afervente a ervilha com um pouco de sal, escorra e reserve.
Em um recipiente, misture os cubos de frango, a ervilha, tempere com o orégano e o azeite e reserve.

Massa
Em um recipiente, dissolva o fermento no leite morno, acrescente os ovos, o óleo, o sal e, aos poucos, a farinha de trigo.
Sove a massa até ficar homogênea e deixe descansar por 20 minutos.

Finalização
Divida a massa em duas partes iguais e com a ajuda de um rolo, abra as massas e ponha o recheio reservado.
Coloque em uma fôrma de pão média untada com óleo e deixe descansar até dobrar de volume.
Pincele a gema e leve para assar em forno preaquecido a 200ºC até dourar.

Rendimento: 16 porções
Calorias por porção: 412


Hum! Que dieta mais gostosa de fazer! Além de tudo é nutritiva! Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

Fonte: Dieta Já!, M de Mulher, Revista Ana Maria, Delícias Da Calu
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.