segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DIP, Doença Inflamatória Pélvica Em Mulheres

A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma infecção dos órgãos reprodutores internos em mulheres. Esta condição compromete o útero, as trompas de Falópio, os ovários e todos os tecidos que estão próximos da pelve.

A área se inflama e irrita, devido à infecção presente. As causas mais habituais de DIP são o contágio da clamídia e gonorreia (infecções de transmissão sexual), mas em muitos outros casos, existem outras bactérias que também desencadeiam a doença, e não necessariamente são transmitidas pelo contato sexual sem preservativo.

A DIP é um problema de grande importância que já se trata de uma das maiores causas de infertilidade em mulheres. A Doença Inflamatória Pélvica pode gerar dificuldade na fecundação, gravidez ectópica até a remoção dos órgãos reprodutivos internos.

Os Fatores De Risco De DIP:
Os principais fatores de risco para a DIP são as doenças sexualmente transmissíveis, especificamente clamídia e gonorreia transmitida, mas, além disso, existem outros, tais como:

Sexo sem proteção.
Ter relações sexuais com várias pessoas.
Ter relações sexuais sem proteção com uma pessoa que tem múltiplos parceiros/as sexuais.

Como Evitar A Doença Inflamatória Pélvica:
A principal forma de evitar esta infecção é justamente tendo sexo seguro com preservativos de látex ou poliuretano em todo momento do ato sexual. Também é necessário diminuir o número de parceiros sexuais.

É importante consultar um médico diante de qualquer sintoma de uma doença sexualmente transmissível ou se existe risco de ter sido exposto. No caso de constar uma DST é necessário que o parceiro ou os parceiros sexuais que você teve, também recebam o mesmo tratamento, ainda se não têm sintomas.

Os Sintomas De DIP:
A DIP pode prosseguir durante o início sem sintoma algum, até que a dor pélvica e a febre aparecem. Os casos mais leves apenas apresentam um pouco de dor, enquanto que os mais graves apresentam dores muito intensas na parte inferior do abdômen ou pélvis.

O desconforto são sentidos muito mais quando se realiza atividade física ou se tem relações sexuais.

Outros sintomas de DPI:
Fluxo anormal
Sangramento vaginal anormal ou abundante
Sangramento entre os períodos
Febre e calafrios
Náuseas e/ou vômitos

Complicações Da Doença Inflamatória Pélvica:
A DPI gera várias complicações de menor ou maior gravidade, que pode levar a morte de uma mulher por septicemia.

Abscessos nas trompas de falópio, ovários ou pelve: este acúmulo de pus geralmente acontece nos casos mais graves de DIP e requerem internação para tratamento com antibióticos intravenosos, e caso não se dissolva, é necessário cirurgia.

Infertilidade: depois de sofrer de DPI, é possível que se formem cicatrizes em torno dos órgãos pélvicos. Este tecido anormal pode impedir que o óvulo passe através da trompa de Falópio e se deposite no útero, o que complica a fecundação ou pode causar gravidez ectópica.

Após um episódio de DPI, estima-se que existem 15% de possibilidade de infertilidade; após dois episódios o risco aumenta para 35% e depois de três, para 75%.

Dor pélvica crônica: além da infertilidade, o tecido cicatricial que gera a DIP pode causar dor e desconforto devido ao fato de que os órgãos pélvicos estarem distorcidos.

Gravidez ectópica: como a DIP pode bloquear parcialmente as trompas de falópio ou distorcê-las, as chances de gravidez ectópica aumentam.

O Diagnóstico De DIP:
A Doença Inflamatória Pélvica não é fácil de diagnosticar já que gera sintomas comuns a muitas condições. O médico deve analisar o desconforto e também realizar um exame pélvico, laboratorial e ultra-som.

O especialista verifica se existe sensibilidade na área abdominal, e no colo do útero, ovários e trompas de falópio quando realiza o exame pélvico. Além disso, se existem febre e fluxo anormal proveniente do colo do útero ou na vagina.

É necessário analisar este fluxo anormal para determinar qual agente é o responsável pela DPI, clamídia, gonorréia ou outra bactéria.

fonte:http://wvvw.saudedicas.com.br/doencas/dip-doenca-inflamatoria-pelvica-em-mulheres-0229375
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.