terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Atenolol

Atenolol: medicamento beta-bloqueador que tem como principal efeito a diminuição da pressão arterial. Utilizado principalmente em casos de hipertensão, angina, arritmias e após infarto do miocárdio.

Sobre a molécula
Nome químico: (RS)-2-[4-[2-hidroxi-3-(1-metiletil amino)propoxy]fenil]etanamida

Nomes da molécula: Atenolol
Nomes comerciais: Ablok, Angiless, Angipress, Atecard, Ateneo, Ateneum, Atenobal, Atenol®, Atenolab, Atenolol, Atenopress, Atenorm, Atenoton, Atensiol, Atenuol, Atepress, Biotenor, Plenacor, Ritcor, Telol, Tenolon,

Dose
- neonatos: 0.5 a 4 mg/kg/dia

- crianças: 0.8 a 2.0 mg/kg/dia (< 100mg/dia) - adultos e idosos: 12.5 a 200 mg/dia Pessoas com insuficiência renal requerem ajuste de dose. Posologia Crianças - Hipertenção: 0.5 – 1 mg/kg por dia Adulto ou idoso - Hipertensão: 25-50mg 1 vez ao dia, podendo aumentar até 100mg/dia. - Angina pectores: 50mg 1 vez ao dia, podendo aumentar até 200mg/dia. - Pós-infarto do miocárdio: 100mg por dia podendo ser dividido em até 2 vezes por 6 a 9 dias após o infarto.

Indicações
- Hipertensão

- Angina pectoris (dor no peito ao esforço)

- Arritmias cardíacas

- Infarto do miocárdio

Efeitos
O atenolol é um beta-bloqueador (seletivo beta-1) que age no coração e na circulação. Seu principal efeito é a diminuição da pressão arterial, mas também reduz a frequência e contractilidade cardíaca.

Efeitos adversos
Os efeiotas adversos mais comuns são: bradicardia, mãos e pés frios, cansaço, tontura, diarréia e problemas gastrointestinais. Pode causar problemas no desempenho sexual que tende a melhorar com o tempo.

Você também pode sentir sonolência, visão embaçada e confusão. Procure não dirigir ou realizar tarefas perigosas até que você saiba os efeitos da droga em você.

Contra-indicações
O atenolol não deve ser utilizado em casos de suspeita de alergia, bradicardia, problema do coração em bombear o sangue, hipotenção, acidose metabólica, problemas de articulação periférica, síndrome do nodo sinusal, feocromocitomia, insuficiencia cardíaca descompensada.

Interações medicamentosas
- bloquadores do canal de cálcio (ex.: verapamil, diltiazem, etc)

- diidropiridinas (ex.: nifedipino)

- glicosídeos digitálicos (ex. digoxina)

- disopiramida e amiodarna

- inibidores da síntese de prostagladina (ex. ibuprofeno): pode diminuir o efeito do atenolol


Gravidez e lactação
Não é recomendado o uso do atenolol durante a gravidez sem o acompanhamento médico.

Este medicamento pode ser encontrado no sangue do cordão umbilical, mas não existem estudos sobre seu efeito no feto quando utilizado durante o primeiro semestre de gravidez, portanto não é recomendado. O uso no terceiro trimenstre de gravidez é feito com o acompanhamento médico, mas pode causar retardo no crescimento intra-uterino.

O atenolol também pode ser encontrado no leite materno e aumenta o risco de bradicardia e hipoglicemia no bebê.

Apresentações farmacêuticas
- comprimidos : 25, 50 e 100mg

Dicas

Para obter um melhor efeito:

- Não deve ser descontinuado abruptamente.

- Tomar com água de preferência no mesmo horário.

- Pode ser tomado com ou sem comida. Mas caso o medicamento cause problemas estomacais, prefira tomar com alimentos.

- Os comprimidos podem ser divididos, triturados e misturados com comida ou líquidos.

- Não pare de tomar este medicamento mesmo se você estiver se sentindo melhor.

- Siga a dieta e o plano de tratamento que o médico estabeleceu.

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas.

Caso tenha perdido uma dose:

- Não tome duas doses de uma vez só ou dose extra.

- Tome a dose perdida assim que possível. Caso seja perto da próxima dose, pule a dose perdida e tome a próxima dose no horário normal.

Alguns estudos indicam que há uma maior probabilidade de que atenolol seja menos efetivos em negros.

Fale com seu médico antes de usar outro medicamento concomitante com o atenolol.

fonte:http://www.criasaude.com.br/N14388/medicamentos/atenolol.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.