sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Gota: Causas e Como Combater Através de Uma Alimentação Saudável e Remédios Naturais

A gota é uma doença caracterizada por uma excessiva produção de ácido úrico, o qual se cristaliza e acumula nas articulações, especialmente nas pequenas, como as do dedão do pé, embora seja possível que possa se depositar em articulações maiores como as do joelho, do tornozelo ou do ombro. Estes depósitos se convertem em cristais de urato que geram consequências muito dolorosas.

A que se deve a gota?
Cada vez que consumimos proteína (especialmente as de carne vermelha), o organismo as processa e permanece como resíduo um elemento chamado de ácido úrico, o qual é normalmente eliminado do corpo principalmente mediante os rins (através da urina) e, em menor quantidade, através do suor. No entanto, quando a quantidade de ácido úrico se eleva no sangue, esta se deposita, conforme mencionamos, em diferentes partes do organismo urato, o qual produz os seguintes sintomas:

Sintomas:
Inflamação intensa.
Sensação de forte pressão ou pulsação.
Vermelhidão da área.
Dor intensa.

As prováveis ​​causas que geram tal desconforto são:
O excesso de consumo de carne animal.
O excesso de peso.
Hipertensão arterial (pressão alta).
Anemia e negligência nutricional.
Psoríase.
Câncer.
Consumo excessivo de álcool.

O que fazer para conseguir uma cura completa?
Quando temos alguma condição que nos causa grande desconforto, dor ou incômodo, geralmente queremos e procuramos soluções rápidas. No entanto, devemos levar em conta que muitas vezes esse tipo de pressa para nos curarmos leva a tomar decisões que eventualmente podem agravar ainda mais o problema. Tomamos medicamentos de todos os tipos (a maioria com efeitos adversos ou colaterais desagradáveis), mas não consideramos que os medicamentos alopáticos e produtos químicos o que fazem é irritar o corpo de forma artificial para que este se adapte, reaja e responda como deve ser. Eventualmente, corre-se o risco de se tornar dependente de medicamentos cada vez mais fortes, porque o corpo foi debilitando a sua capacidade de adaptação. Assim, a medicina natural nos oferece a oportunidade de estimular o organismo, naturalmente, é mais lenta, mas dá ao corpo a alternativa de se fortalecer, de criar as suas próprias defesas e reagir ao seu tempo e ritmo, criando um sistema de defesas cada vez mais forte e mais resistente.

Os seguintes remédios naturais vão ajudar o seu corpo lentamente a se recupera e fortalecer.

Remédios Naturais Para Gota:
Dieta: como acontece com qualquer condição, o que recomenda primeiramente a medicina natural é seguir uma dieta equilibrada. Como regra geral (e isso se encaixa a qualquer dieta, idade e pessoa), é preciso evitar ao máximo (ou remover se possível) o consumo de açúcares refinados, frituras, produtos lácteos e carnes de origem animal. Todos estes alimentos apenas fazem obstruir as funções vitais do corpo, o saturam de toxinas, muco, sais e gorduras desnecessárias.

Suco de cereja para a gota: os médicos gregos usavam a cereja no tratamento da gota. Embora atualmente não seja possível determinar com certeza qual o componente da cereja é o que ajuda enormemente na cura da doença, esta fruta parece ser um remédio extraordinário para curar a doença.

Suco de cenoura para gota: beber um copo de suco de cenoura fresco (recém extraído), liquefeito com metade de um pepino e a casca (lave muito bem a casca), um raminho de salsa e meio copo de suco de aloe vera. Deve-se tomar este suco diariamente, antes das refeições.

Infusão de blueberry: coloque em um litro de água fria, 40 gramas de blueberry. Aqueça e mantenha fervendo por 2 minutos. Desligue e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba a água ao longo do dia. As blueberrys que sobrarem podem ser utilizadas para preparar um batido com leite de soja (lembre-se de evitar leite de vaca) e xarope de arroz na parte da manhã.

Para dor: misture uma colher de sopa de óleo de gergelim e três gotas de óleo de alecrim e um pouco de bicabornato. Aplique uma suave massagem com isso sobre a área afetada.

Limão e morangos: beba em jejum o suco de um limão dissolvido em água morna e não coma nada durante os 20 minutos que se seguem. Descanse o limão a cada três dias, e neste dia, substitua o limão pelo consumo de 5 morangos, sem açúcar, você pode adoçar levemente com mel ou melaço. Coma-os frescos em jejum e não as misture com nenhum outro alimento.

Alho: em três colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de gergelim, esmague três alhos ou mais, até formar uma pasta. Aplique sobre a área afetada e deixe atuar o maior tempo possível. Tome em jejum um dente de alho; se você tomar o limão antes mencionado, pode alternar tomá-lo com alho: dois dias limão, dois dias alho e dois dias morango. No dia restante você pode escolher qualquer deles. Tudo deve ser em jejum e sem consumir nada nos 20 minutos seguintes.

Presbítero: em duas colheres de sopa de azeite de oliva adicione 6 gotas de óleo essencial de presbítero. Aplicar na área afetada.

Inclua em sua dieta: bananas (coma a fruta apenas, sem combinar com outro alimento), clorofila líquida, melancia, verduras frescas em saladas, azeite de oliva e maçãs.

Causas Emocionais:
Você deve verificar suas emoções, pois estas influem poderosamente sobre os estados do corpo. A impaciência, o desespero e a necessidade de controlar ou dominar são algumas das causas energéticas prováveis; essas emoções geram muito estresse interno, alta ansiedade, o que não permite que o corpo reaja da melhor maneira possível.

É recomendado que você procure leituras que te ajudam a se sentir mais em paz e seguro ou que procure atividades que te ajudem a liberar as tensões e se concentrar mais em sua força pessoal. O Taichi, yoga e meditação são boas alternativas.

Se te surpreende uma dor aguda, o melhor é que você sinta; a pressão sobre a articulação aumentará a dor e a inflamação. Se possível, se eleve contra a gravidade da área afetada. Experimente um sapato o mais confortável ​​possível, e não aplique gelo nem compressas de água quente.

fonte:http://wvvw.saudedicas.com.br/doencas/gota-causas-e-como-combater-atraves-de-uma-alimentacao-saudavel-e-remedios-naturais-2429754
imagem:www.medicinanet.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.