quarta-feira, 25 de maio de 2016

Alimentos com antioxidantes benéficos

Todos os alimentos possuem propriedades e benefícios para o nosso organismo e manutenção da nossa saúde, assim como para prevenir e tratar doenças. Apenas precisamos conhecê-los para aprender como consumi-los e desfrutar ao máximo de todos os benefícios e propriedades que podem oferecer. No artigo de hoje queremos destacar alguns alimentos que fornecem antioxidantes e qual a importância dos mesmos para o nosso organismo.

A seleção diária dos alimentos que vamos ingerir apresenta a oportunidade de conseguir alguns pontos nutricionais saudáveis, saborosos e cheios de antioxidantes, nos diz a Clínica Mayo.

Por que é preciso prestar atenção aos antioxidantes? A resposta é que ajudam a minimizar o impacto de três radicais livres, que são bio-produtos instáveis do metabolismo celular normal. Os radicais livres estão presentes no ambiente, na exposição à luz do sol, na poluição ambiental e no fumo do cigarro.

Os radicais livres causam danos nas células e nos tecidos mediante um processo conhecido como oxidação. O dano causado pode desempenhar um papel no desenvolvimento de algumas doenças diferentes como câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e determinadas condições dos olhos.

Mais detalhes sobre vários alimentos com alto teor de antioxidantes, entre eles, os seguintes:

As bagas: as bagas coloridas, especialmente as amoras e os morangos parecem ser benéficos para o coração. As investigações sugerem que estes frutos podem reduzir a pressão arterial e, eventualmente, influenciar sobre a saúde dos vasos sanguíneos.

Cúrcuma: é uma especiaria e o ingrediente principal na preparação do curry. Acredita-se que a cúrcuma possui propriedades antioxidantes, porque é capaz de reduzir o inchaço e a inflamação. Os resultados preliminares das pesquisas sugerem que a cúrcuma pode prevenir o câncer e, possivelmente, retardar a propagação do mesmo no corpo.

As verduras crucíferas: esta família de verduras inclui brócolis, couve-flor, acelga, couve de Bruxelas, couve e nabos. As investigações sugerem que estes alimentos exercem um efeito protetor porque protegem contra o câncer de próstata, de pulmão e de cólon e reto.

Milho: costuma ter uma má reputação como gramínea rica em amido, mas o milho amarelo e inclusive a farinha de milho contêm algumas substâncias conhecidas por sua forte atividade antioxidante e anti-inflamatória.

A maneira mais segura de aumentar os níveis dos antioxidantes é através dos alimentos, em vez de através de suplementos. Alguns suplementos com altas doses de antioxidantes, entre eles, o betacaroteno, vitamina A e vitamina E, têm sido ligados a altos riscos para a saúde, inclusive com maior risco geral de mortalidade. No entanto, não surgiu até o momento nenhuma preocupação sobre os antioxidantes consumidos através dos alimentos.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.