domingo, 8 de maio de 2016

Câncer de mama: Importante detectá-lo a tempo



O câncer de mama é uma grande preocupação para as mulheres, embora possa afetar os homens com menos frequência. Por isso, é cada vez mais importante estar consciente sobre os fatores de risco e a prevenção da doença para que as chances de um tratamento bem sucedido sejam maiores. No artigo de hoje esclarecemos sobre a importância da detecção precoce desta doença e como realizar o autoexame.

A importância da detecção precoce de doenças como o câncer de mama é um fato do qual muitas vezes não estamos conscientes, mas que poderia reduzir significativamente o número de casos. As células que formam os órgãos se dividem para substituir as envelhecidas ou mortas, de forma que possam manter a integridade e, com isso, o funcionamento dos órgãos.

Quando esse processo é alterado e ocorre uma divisão descontrolada se produz um tumor ou nódulo. Às vezes, essas células não apenas crescem sem controle, mas também invadem os tecidos e passam para outras áreas do corpo, é o que chamamos de câncer ou tumor maligno. O câncer de mama é o tumor maligno que cresce no tecido da glândula mamária.

A detecção precoce do câncer de mama:
Estamos sempre ouvindo que é muito importante detectar o problema com o maior tempo possível e assim as chances de cura do câncer de mama em um estágio inicial são maiores do que 98%. O problema é que muitos não sabem os passos para o autoexame, o que é importantíssimo para identificar nódulos e outros sintomas. Por isso, vamos ver o passo a passo para uma exploração eficaz.

Nos colocamos em frente ao espelho, com os braços ao lado do corpo e observamos nossos seios com cuidado procurando manchas, irritações, secreções de líquidos e outros sinais anormais nos mesmos.
Levante os braços acima da cabeça e junte as palmas das mãos. Preste atenção se seus seios reagem de uma forma estranha. Em seguida, colocamos as mãos nos quadris e inclinamos para frente, pressionando as mãos para colocar em tensão os músculos e, novamente, observamos ocorre alguma mudança.
Deitadas na cama com um travesseiro sob o ombro esquerdo e a mão esquerda no pescoço. Com a outra mão apalpamos o seio esquerdo, a clavícula e o ombro. Devemos apalpar toda a mama, por isso é melhor seguir um padrão para não deixarmos nada. Buscamos qualquer consistência estranha sob a pele. Uma vez que terminamos, repetimos a operação com o seio direito. Não se esqueça dos mamilos.
Para finalizar a exploração, tocaremos as axilas também em busca de sinais anormais.

Se você encontrar alguma manifestação irregular, não entre em pânico, perfeitamente poderia ser nada. Procure o médico o quanto antes para tirar as dúvidas. Se o nosso médico considera que estas manifestações são indicações, solicitará a realização de uma mamografia para comprovar. É a técnica mais conhecida, porque é a mais eficaz. Trata-se de uma radiografia que é capaz de detectar lesões internas quando ainda são muito imperceptíveis.

Lembre-se que quanto antes se localiza o câncer de mama mais possibilidades existem de combatê-lo e não requer tratamentos agressivos. Então se lembre de fazer seu autoexame, pois poderia salvar sua vida.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.