quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ketamina tem inesperado efeito para tratar depressão profunda


Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt (EUA) conduziram um estudo que indica que o anestésico Ketamina pode ser o futuro do tratamento da depressão profunda.
A droga, que tem sido ilegalmente usada em festas e raves como alucinógena, pode trazer o maior avanço para a área da saúde mental no último meio século. Os pesquisadores analisaram seu efeito no tratamento de ratos com sintomas depressivos causados pela abstinência de álcool.

A grande novidade é que essa droga pode ajudar quem sofre há anos com depressão profunda e já tentou vários tipos de antidepressivos tradicionais, mas não conseguiu o efeito esperado dos remédios. Além disso, ao contrário dos antidepressivos mais utilizados – os inibidores seletivos da receptação da serotonina (ISRS) –, a Ketamina pode trazer um alívio imediato nos sintomas da doença.

Enquanto os ISRS precisam de três a oito semanas para começar a fazer efeito, sendo que às vezes não fazem efeito algum, pacientes relatam sentir diferença em até duas horas com a Ketamina. “Não é sutil. É óbvio se vai funcionar”, disse o médico Enrique Abreu em 2012, em entrevista ao The Washington Post. “E a porcentagem de resposta é inacreditável. Essa droga é 75% eficaz”, aponta ele.
Hospitais universitários de instituições como Universidade Yale, Universidade da Califórnia, Mayo Clinic e Cleveland Clinic têm indicado a substância como tratamento da depressão.

Como funciona?
Um estudo de 2010 mostra que a droga bloqueia receptores de uma proteína chamada NMDA, o que faz com que o cérebro aumente a produção de proteínas de sinalização sináptica no córtex pré-frontal – a região que regula funções cognitivas, emocionais e comportamentais. Isso tem um rápido efeito antidepressivo.

A dose do medicamento é muito menor que a utilizada como anestésico, mas mesmo assim pode trazer para alguns pacientes um efeito alucinógeno desconfortável. Além disso, não é uma cura para a doença, apenas um alívio dos sintomas. Isso quer dizer que seu uso provavelmente será contínuo. Os médicos acreditam que, por ser pequena, a dose do medicamento não deve ser suficiente para causar dependência. [Science Alert, Revista Neuropsychopharmacology]

fonte:hypescience.com
por Juliana Blume
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.