terça-feira, 10 de maio de 2016

Seu cérebro ama magnésio, mas você sabe disso?

Deficiência em magnésio pode causar depressão, problemas cardíacos e até perda de audição


O funcionamento cerebral depende muito de fatores ambientais e dietéticos. A alimentação fornecerá o necessário para compor o cérebro: proteínas, carboidratos, as gorduras que constituem as membranas celulares, os sais que participam do equilíbrio elétrico das células e sinais nervosos, etc. Uma alimentação deficiente em nutrientes pode perturbar as organizações estruturais e bioquímicas dos processos neurológicos. O magnésio é um nutriente encontrado em alimentos como castanha do pará e espinafre e que participa de mais de 300 reações químicas em nosso corpo, incluindo a produção de ATP (adenosina trifosfato, molécula de reserva de energia) e a contração muscular.

Aprendizagem e memória são funções cerebrais fundamentais que, segundo estudo recente, realizado por neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, e da Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China, aumentam quando existe maior concentração de magnésio no cérebro. De acordo com a pesquisa feita em ratos jovens e idosos, o magnésio aumenta a plasticidade sináptica e a densidade das sinapses no hipocampo - a zona do cérebro que aloja a memória -, gerando uma melhora nas habilidades de aprendizado e das memórias de curto e longo prazo.

Os resultados fizeram com que Guosong Liu e seus colegas do MIT continuassem a pesquisar o magnésio, desenvolvendo assim um novo composto (magnésio-L-treonato ou MgT), mais eficaz do que os suplementos orais existentes no mercado. O suplemento foi desenvolvido para ter maior absorção, pois os tradicionais não eram absorvidos o suficiente para terem o efeito desejado no sistema nervoso e eram mais úteis como laxativos. Testes mostraram que o MgT aumenta os níveis de magnésio no cérebro de ratos em 15% após 24 dias.

Perda de sinapse profunda é uma das principais características patológicas associadas à doença de Alzheimer. Outra pesquisa envolvendo o magnésio-L-treonato revelou que ele tem efeito protetor das sinapses e pode ter potencial terapêutico para o tratamento de Mal de Alzheimer em seres humanos. Além disso, cientistas descobriram que o tratamento com o MgT é eficaz para limitar a extensão de lesões e disfunções neurológicas.

Estudos recentes apontam que o suplemento de magnésio também pode ser utilizado em tratamentos de transtornos de ansiedade generalizada e depressão.

Para saber mais, confira no vídeo uma palestra (em inglês) sobre o poder do magnésio na saúde do cérebro.

A deficiência em magnésio gera complicações como cãibra, fadiga, perda de memória, depressão, irritabilidade, insônia, exaquecas, problemas cardíacos e, em alguns casos, até zumbidos nos ouvidos e perda da audição.

Dietas baseadas em comidas processadas e congeladas podem gerar deficiência em magnésio. O estresse nos faz perder magnésio através da urina constante. A deficiência também pode ser causada pelo excesso de álcool, cafeína e açúcares. Idosos também estão predispostos, já que a deficiência em magnésio aumenta com o tempo de vida.

Adultos deveriam ingerir de 320 a 420 mg de magnésio por dia, contudo o consumo médio é de cerca de 250 mg. Os diversos estudos que comprovam o poder do magnésio em nosso corpo destacam a importância de ingeri-lo em uma quantidade adequada para evitar doenças e se manter saudável. Para tornar sua dieta mais rica em magnésio, aposte em alimentos integrais, sementes de abóbora ou de girassol, frutas secas, amêndoas, acelga e espinafre.

Fonte: Holistic Living Tips e Psychology Today
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.