quinta-feira, 26 de maio de 2016

Sucos para Indigestão ou dispepsia


A indigestão é uma condição bastante comum, especialmente após grandes refeições, causando diferentes sintomas e desconfortos. No artigo de hoje você vai conhecer alguns alimentos e sucos que podem ser de grande ajuda para tratar essa condição devido às propriedades que possuem.

O excesso de comida, as refeições em horários irregulares, o abuso do álcool ou o estresse podem causar indigestão ocasional.

Entre seus sintomas podemos incluir desconforto abdominal, náuseas ou refluxo gástrico (o fluxo inverso do conteúdo do estômago e do intestino delgado, que sobem pelo esôfago).

A indigestão crônica pode ser devido à síndrome do intestino irritável, intolerâncias alimentares, úlceras ou uma doença da vesícula biliar.
Entre os sintomas da indigestão crônica podemos incluir inchaço, fadiga, diarreia e constipação.

Alimentos que ajudam a aliviar a indigestão
O acidophilus contido no iogurte. O lactobacillus acidophilus é uma bactéria “boa” que é usada para fazer fermentar o leite convertendo-o em iogurte. Esta bactéria é capaz de substituir as bactérias intestinais necessárias para a digestão quando estas foram destruídas pelos antibióticos.

A erva-doce. Adicione aos batidos um bulbo de erva-doce fresca picada ou um chá de sementes de erva-doce para promover a digestão e aliviar o desconforto da azia e indigestão.

Kiwis. Os kiwis contêm enzimas que ajudam na digestão.

Abacaxi. O abacaxi é rico na enzima bromelina, que é antibacteriana. Também é anti-inflamatória e ajuda o processo digestivo.

Mamão. O mamão é tradicionalmente usado como um remédio para a indigestão. Contém uma enzima chamada papaína, semelhante à pepsina, enzima que contribui para digerir as proteínas no organismo.

Plantas que ajudam a aliviar a indigestão:
Calêndula. A calêndula promove a digestão, porque estimula a produção de bile. Você pode incluir a calêndula nos batidos (use 1 colher de sopa/15 ml de pétalas frescas), e é uma guarnição atrativa para as bebidas.

Canela. A canela, aquecedor carminativo que se usa para promover a digestão, também proporciona um agradável sabor aos batidos.

Raiz de dente de leão. Um laxante acessível, muito sabor suave, mas de sabor amargo. O dente de leão estimula o fígado e a vesícula biliar e aumenta o fluxo da bílis, promovendo a digestão. A folha de dente de leão tem efeitos diuréticos.

Camomila. A camomila alivia a dor de estômago e as inflamações e reduz as flatulências e dores causadas pelos gases.

Gengibre. O gengibre é utilizado para estimular o fluxo de sangue para o sistema digestivo e para aumentar a absorção de nutrientes. Melhora o funcionamento da vesícula biliar, ao mesmo tempo em que protege o fígado de toxinas.

Alcaçuz. Acalma as membranas mucosas gástricas e alivia os espasmos do intestino grosso. Evite o alcaçuz se você tem pressão arterial elevada.

Cúrcuma. Aumenta a produção e o fluxo da bílis, o que melhora a digestão.

Sucos para indigestão
Ingredientes (para 1 pessoa)


1 tigela de uvas vermelhas ou verdes sem sementes
½ copo de suco de laranja espremido na hora
1 manga, sem caroço
1 banana
1 pedaço de raiz de gengibre raiz de 0,5 centímetros
½ colher de chá de canela em pó, opcional


Preparação
Processe as uvas, o suco de laranja, a manga, a banana, o gengibre e a canela (opcional) até que a mistura esteja bem batida. Sirva em um copo.

Outra opção é:
Ingredientes


½ abacaxi, cortado em fatias
3 kiwis
2 laranjas


Preparação
No liquidificador, extraia o suco de abacaxi, kiwi e laranja. Mexa e sirva em copos. Esta bebida é muito doce, você pode optar por equilibrá-la, adicionando um limão e até dois copos (500 ml) de água mineral.


Suco para indigestão
Ingredientes (para 1 ou 2 pessoas)



¼ abóbora cortada
2 maçãs
1 cenoura
1 pedaço de raiz de gengibre de 2,5 centímetros
1 ½ taça de iogurte natural


Preparação
No liquidificador, extraia o suco da abóbora, maçãs, cenoura e raiz de gengibre. Adicione o iogurte, mexendo. Sirva em um jarro ou em grandes copos.

Outra opção é:
Ingredientes:


1 fatia de mamão
1 cenoura
½ xícara de farinha de aveia água
2 folhas de alface


Preparação
Corte o mamão e depois lave e pique a cenoura. Coloque no liquidificador com a água de aveia e as folhas de alface cortadas em pedaços pequenos. Misture e beba depois de uma refeição abundante.


Suco para indigestão
Ingredientes (para 1 pessoa)



2 peras
½ bulbo de erva-doce fresca
2 maçãs
½ colher de chá de alcaçuz em pó


Preparação
No liquidificador, extraia o suco das peras, erva-doce e maçãs. Misture com o alcaçuz, mexendo e sirva em um copo.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.