sexta-feira, 20 de maio de 2016

Remédios para periodontite ou doença periodontal


Em muitas ocasiões negligenciamos os cuidados com os nossos dentes e a nossa saúde oral, mas esta é tão importante quanto qualquer outra parte do nosso corpo e merece os cuidados adequados. Existem muitas doenças que podem afetar os nossos dentes e a nossa gengiva, por isso eles precisam de cuidados constantes e habituais, já que essas condições além de desconfortáveis podem ser também muito antiestéticas.

A periodontite também é denominada doença periodontal. Define-se como uma inflamação das estruturas que rodeiam e suportam os dentes. Se não for tratada, pode progredir até a destruição da mandíbula. É uma das causas mais comuns de perda de dentes, assim como um fator de risco para doença cardíaca e parto prematuro com baixo peso ao nascer.

A gengivite é a etapa mais precoce da periodontite. Pode ser recorrente ou inclusive se tornar crônica. Se não for tratada adequadamente, pode evoluir para periodontite, uma inflamação do ligamento periodontal que mantém o dente sobre o osso.

A periodontite às vezes é denominada pyorrhea, ou secreção de pus. Algumas de suas causas afetam osso da mandíbula. Um caso claro de doença das gengivas que aparece de repente se conhece como doença das trincheiras, gengivite ulcerativa necrosante ou infecção de Vincent.

Deve-se a uma infecção causada por uma espiroqueta e um bacilo fusiforme. Atualmente é especialmente comum entre adolescentes e jovens adultos submetidos ao estresse, geralmente em épocas de provas. A inflamação que supõe esta doença pode se espalhar para os tecidos próximos do rosto e do corpo.

De longe a principal causa de periodontite é uma má higiene dental. O uso do fio dental e escovação diária regular costumam eliminar os restos de alimentos e bactérias que crescem na boca. Se a higiene é negligenciada, as bactérias se acumulam e formam uma placa bacteriana sobre os dentes e gengivas que, se não for removida, se mistura com a saliva e forma o tártaro.

O tártaro irrita a gengiva e faz com que os dentes encolham, abrindo espaços onde podem acumular se acumular ainda mais bactérias e placa. Este ciclo gradualmente aumenta a inflamação e a infecção.

Os mecanismos pelos quais as bactérias destroem o tecido na periodontite avançada ainda não são completamente compreendidos. Acredita-se que diversos produtos bacterianos que se estendem pelo tecido desempenham um papel na periodontite. As toxinas produzidas por algumas bactérias podem matar as células.

Alguns estudos mostram que a quantidade de endotoxina presente correlaciona-se com a gravidade da doença periodontal. Outros produtos bacterianos incluem enzimas proteolíticas, moléculas que digerem as proteínas que se encontram nas células causando desta forma a destruição celular.

A resposta imunitária humana também foi implicada na destruição do tecido: como parte de uma resposta imune normal, os glóbulos brancos invadem áreas de inflamação para destruir as bactérias. No processo de destruição das bactérias, o tecido periodontal também é destruído. Existem alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento de periodontite.

Os fumantes têm dez vezes mais probabilidade do que aqueles não fumantes de apresentar periodontite. Os níveis hormonais favorecem o desenvolvimento de bactérias na boca. Assim, a gravidez, a puberdade, a menopausa e o uso de anovulatórios orais ou injetáveis pode criar um clima que facilita o desenvolvimento da periodontite.

Outros fatores são diabetes mellitus, escorbuto, pelagra, alergias, leucemia, doença de Crohn, AIDS, quimioterapia, deficiências nutricionais, deficiências de ácido clorídrico, radiação e exposição a metais pesados (mercúrio, arsênico, chumbo e níquel).

Os medicamentos que podem contribuir para o desenvolvimento da periodontite são fenitoína (controla as convulsões), ciclosporina (em pessoas que tenham sido submetidas a transplantes de órgãos) e bloqueadores dos canais de cálcio (estabilizam a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos).

Os principais sintomas da gengivite são avermelhamento e inflamação das gengivas, que sangram com facilidade; a dor costuma ser mínima. As pessoas com periodontite têm os mesmos sintomas, e também dor, perda de dentes e mau hálito. Podem aparecer abscessos e pus. A doença de Vincent inclui um início súbito de sintomas com dor, sangramento nas gengivas, mau hálito e uma mucosidade cinzento que cobre as gengivas.

Remédios Caseiros Para Periodontite:
Tome uma xícara diária de água com o suco de um limão fresco para o sangramento das gengivas e, após 30 minutos, passe pelas gengivas folhas de neem previamente lavadas.
Lave os dentes com uma mistura de bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio para limpá-los completamente e combater a infecção.
Aplique diretamente gel de aloe vera sobre as gengivas para reduzir a dor e a inflamação.
Despeje 1 colher de sopa de vinagre de maçã em uma xícara de água e realize vários enxagues orais diários.
Massageie as gengivas com infusão de eucalipto, infusão de hamamélis ou o conteúdo de uma cápsula de vitamina E, esfregando com um dedo em um movimento circular ao longo da linha das gengivas durante 15 minutos diários.

Recomendações: Escovar os dentes diariamente, além de passar o fio dental após as refeições. A escova de dente deve ser substituída a cada mês, já que as bactérias tendem a se acumular neles; devem ser macias para evitar qualquer lesão para as gengivas.

Visite regularmente o dentista se você tem uma tendência a periodontite, a fim de controlar a saúde das gengivas e dos dentes. Um higienista dental deve limpar os dentes de forma regular, especialmente se houver uma tendência aumentada para formar placas bacterianas.

Consumir alimentos ricos em zinco, cobre, ácido fólico, vitamina E, selênio e vitamina A e outros betacarotenos, já que são muito úteis para retardar o aparecimento da periodontite, especialmente se a pessoa tem deficiências nutricionais. Também é recomendada a suplementação diária com coenzima Q10.

Consumir alimentos ricos em flavonoides (mirtilo, bagas de espinheiro-alvar, cebolas e uvas), pois reduzem a inflamação e fortalecem o tecido da gengiva.

Evite o consumo de alimentos processados, como açúcar, pão e cereais, contribuem para a formação de placas e deve, portanto, ser evitado, enquanto que os ricos em vitamina C devem ser consumidos diariamente (esta vitamina é importante para manter as gengivas saudáveis, e pode ser necessária sua suplementação).

Evite fumar, já que o tabaco reduz a absorção de vitamina C. Consuma suplementos de cálcio e magnésio para minimizar a perda óssea em periodontite progressiva.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.