sexta-feira, 20 de maio de 2016

Apresentar facilmente um hematoma na pele pode ser sinal de um problema subjacente


Para a grande maioria das pessoas é normal que em algum momento da vida apresentem um hematoma de cor vermelha, roxa ou preta sobre a pele, devido a um golpe ou uma lesão. Mas quando o aparecimento de hematomas se torna mais frequente e sem causa aparente é necessário procurar um médico para avaliar o caso, já que pode se tratar de uma condição subjacente.

Apresentar um hematoma facilmente ser normal em algumas pessoas e é algo que se torna mais comum com a idade. No entanto, o fácil aparecimento de contusões também pode ser o sinal de um problema médico subjacente. Você provavelmente deve procurar um médico de atenção primária para que avalie, especialmente se o aparecimento de hematomas é algo recentemente constatado, mais frequente ou pior do que antes.

Os hematomas se formam ao se romper os pequenos vasos sanguíneos, chamados capilares, que se encontram na superfície da pele pela força de um golpe ou lesão. Quando isso acontece, o sangue vaza até os vasos sanguíneos e aparece na pele como uma mancha de cor vermelha (brilhante ou escura), roxa ou preta; em última análise, o corpo reabsorve o sangue e a mancha desaparece. Os lugares mais comuns para as contusões são os braços e as pernas. Normalmente, quanto mais forte é o golpe, maior é o hematoma; mas quando alguém apresenta hematomas facilmente, a pele pode se descolorir muito como consequência de qualquer pequeno golpe, inclusive aqueles que são quase imperceptíveis.

Algumas pessoas simplesmente são mais propensas a apresentar hematomas, sem que isso seja motivo de preocupação. Ao longo do tempo, os tecidos que sustentam os capilares começam a se quebrar e as paredes destes vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e vulneráveis à ruptura. Além disso, com a idade a pele torna-se mais fina e perde parte dessa camada de gordura que ajuda a proteger os vasos sanguíneos de lesões.

Apesar do exposto, a facilidade com a qual uma pessoa apresenta hematomas também pode ter importância médica. Quando de repente começam a aparecer hematomas, ocorrem com relativa frequência, ou são singularmente grandes ou dolorosos, é aconselhável consultar um médico.

Possivelmente o médico solicitará que descreva os sintomas, examinará os hematomas atuais e pedirá qualquer informação sobre qualquer antecedente de sangramento, em você mesmo ou em seus familiares. Leve para a consulta uma lista dos medicamentos que toma, porque alguns medicamentos aumentam o risco de hematomas.

Um exemplo de tais fármacos são os anticoagulantes, como a aspirina e o clopidogrel, que reduzem a capacidade de coagulação do sangue; e, por isso, o sangramento, como consequência do dano capilar poderia durar mais tempo do que o habitual, permitindo que o sangue vaze e forma um hematoma. Os corticosteroides que contém fármacos utilizados para tratar diversas condições, entre elas, alergias, asma e eczema, podem tornar mais fina a pele e facilitar, assim, o aparecimento de hematomas. Alguns suplementos alimentares, como óleo de peixe e Ginkgo biloba, também podem aumentar o aparecimento de hematomas por seu efeito anticoagulante.

De acordo com os resultados da avaliação inicial, o médico poderia recomendar algumas análises de sangue para investigar a situação mais a fundo, ou sugerir que você procure um hematologista (especialista em doenças do sangue) para uma avaliação adicional. Outra opção, é que o médico recomende que continue acompanhando a situação, sem mais avaliações nem outro tratamento no momento.

A apresentação de hematomas com facilidade pode ser causada por uma ampla gama de causas subjacentes, entre elas, problemas de coagulação ou doenças sanguíneas, embora também possa ser uma condição inofensiva. O melhor é procurar um médico para que avalie a situação.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.