quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Candidíase: uma das principais queixas das mulheres

A doença pode surgir do uso de antibióticos, durante a gravidez e até em situações de stress

(iStock)

Uma das principais queixas que as mulheres trazem aos consultórios do ginecologista é o corrimento vaginal acompanhado de prurido, e a causa mais comum dessa condição vem de um fungo chamado Candida albicans. A cândida é um organismo comum na flora vaginal, mesmo em situações de normalidade. Porém, o crescimento exagerado dessa população de microrganismos pode desenvolver os sintomas da doença — a candidíase.

A desordem provocada pelo aumento do número desses fungos no ambiente vaginal normal pode ocorrer em virtude de alguma alteração da resposta imunológica, como por exemplo com uso de antibióticos, durante a gravidez, em situações de stress e em algumas doenças como o diabetes.

O quadro mais característico é o aparecimento de um corrimento vaginal branco, com grumos, de aspecto semelhante à nata do leite ou à coalhada, sem odor, mas com intenso prurido na região vulvar e internamente na vagina. Além disso, a paciente pode perceber irritabilidade, edema, vermelhidão e escoriações vulvares, o que pode levá-la a sentir dor durante as relações sexuais, principalmente no início da penetração. Por fim, algumas vezes surgem também sintomas urinários como ardor e aumento da frequência para urinar devido a todo esse quadro de irritação local.

É importante tranquilizar a paciente que a candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível, visto que a cândida pode fazer parte da flora vaginal normal. Assim, o tratamento é realizado com antifúngicos utilizados em comprimidos por via oral e com cremes aplicados por via vaginal e vulvar. Na maioria das vezes, tais medidas resolvem esse problema tão incômodo!

Por Sergio Podgaec
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.