sábado, 7 de janeiro de 2017

Mortalidade por câncer cai 25% em 25 anos nos Estados Unidos

A incidência da doença na última década foi estável entre as mulheres e diminuiu quase 2% por ano entre os homens

De acordo com o relatório, o câncer deve causar 600 000 mortes nos Estados Unidos em 2017 (Thinkstock/VEJA/VEJA)

Foram 2,1 milhões de mortes por câncer a menos nos últimos 25 anos, nos Estados Unidos, de acordo com relatório anual da American Cancer Society (ACS), publicado na última quinta-feira, 5. Os dados equivalem a uma diminuição de mortalidade em 25% desde 1991.

Tal declínio acentuado no número de mortes causadas por tumores malignos se deve, principalmente, a uma queda constante do tabagismo, combinada aos avanços médicos na detecção precoce e no tratamento.

O relatório aponta maior queda na mortalidade ligada a quatro tipos de câncer: mama, próstata, colorretal e pulmão. A mortalidade associada ao câncer de pulmão caiu 43%, entre 1990 e 2014, entre os homens e 17%, entre 2002 e 2014, entre as mulheres. Já a mortalidade por câncer de mama diminuiu 38% entre 1989 e 2014. O declínio foi ainda mais significativo no câncer de próstata: 51% a menos de 1993 a 2014. No índice por doença colorretal, houve queda de 51% entre 1976 e 2014 em ambos os sexos.

De acordo com o relatório da ACS, haverá 1,68 milhão de novos casos de câncer nos Estados Unidos em 2017 e mais de 600.000 mortes por esta doença.

A incidência da doença na última década permaneceu estável entre as mulheres e diminuiu quase 2% por ano entre os homens. A taxa de mortalidade da doença reduziu em cerca de 1,5% ao ano para ambos os sexos. O relatório foi publicado no periódico científico Journal for Clinicians.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.