segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Dermatite seborreica: O que é, causas, sintomas e tratamentos


A dermatite seborreica é uma condição da pele que se caracteriza por escamas brancas, oleosas ou secas, podendo provocar a caspa. Não é contagiosa. Afeta principalmente a pele do couro cabeludo, sobrancelhas, testa, rosto, vincos do nariz ou canal auditivo externo ou no meio do peito. Trata-se de uma condição crônica, caracterizada por longos períodos de inatividade. Durante a fase ativa, os sintomas podem ser controlados com o tratamento.

Nós estamos diante de uma doença inflamatória que é muito comum em pessoas mais velhas. Não surpreendentemente até 50% da população adulta mostra sinais evidentes da conhecida dermatite seborreica: uma espécie de caspa ou escamas amareladas no couro cabeludo que costuma ser acompanhada de vermelhidão da pele. Costuma aparecer principalmente na cabeça, mas em outras ocasiões se manifesta profusamente nas orelhas, nariz e dobras nasolabiais, sobrancelhas, pálpebras e inclusive na parte média do peito.

Nos bebês costuma se manifestar também com muita frequência estes sintomas que são óbvios, mas tanto no seu caso como no dos idosos é possível tratar e que desapareça. O tratamento é simples, mas requer constância para melhorar o estado dessas partes do corpo que são afetadas por esta inflamação cutânea.

O que é dermatite seborreica?
Trata-se de uma condição da pele que provoca certa inflamação e descamação de determinadas regiões da anatomia humana. Manifesta-se em áreas propensas a acumular gordura, como é o caso do couro cabeludo, rosto ou no interior das orelhas. É conhecida também como eczema seborreico, razão frequente para o aparecimento da caspa.

Quando esta se apresenta em recém-nascidos recebe o nome de crosta láctea. Em lactentes costuma ser um processo cutâneo transitório que vai desaparecendo conforme o bebê vai crescendo. Pode afetar tanto os olhos como o nariz e as orelhas e as escamas são especialmente espessas e amareladas.

Sintomas da dermatite seborreica:
O mais evidente é a descamação da epiderme. São produzidas algumas escamas amareladas na área afetada. Isso vem acompanhado por um avermelhamento da pele. Há outros sinais que evidenciam que a pessoa está sofrendo sintomas deste tipo de dermatite: a pele se mostra especialmente gordurosa e oleosa e pode gerar coceira, especialmente quando é infectada alguma das áreas onde estão sendo geradas essas escamas.

Ocorrem casos em que há uma perda evidente de cabelo, para os quais é preciso estar muito atento à combinação de fatores, a fim de saber se é um caso de dermatite seborreica. O melhor é consultar um especialista em distúrbios dermatológicos para que possa avaliar cada caso específico e propor o melhor tratamento.

Causas mais prováveis de dermatite seborreica:
Não há um motivo claro para que se gere este distúrbio da epiderme, mas, sim, é considerado um fator de risco a falta de determinados nutrientes ou alterações hormonais, quando a pessoa apresenta um sistema imunológico debilitado e em situações de problemas do sistema nervoso. O principal ‘acusado’ como causador desta dermatite é o chamado Malassezia, um fungo do tipo levedura, que costuma estar presente em momentos de especial estresse ou cansaço na vida das pessoas.

Existem aspectos ambientais que igualmente podem propiciar o surgimento da dermatite seborreica, como a exposição a condições climáticas extremas, com muito frio ou um calor muito intenso. Também é própria daqueles que já têm problemas de acne, com a pele muito oleosa, aqueles que utilizam shampoo ou limpam a pele com pouca assiduidade, o uso de loções, géis e cremes que contém álcool, em pessoas obesas ou com sobrepeso, assim como naquelas que seguem uma dieta deficiente e/ou que apresentam uma ingestão de álcool maior do que a recomendada.

Estes distúrbios da pele são característicos de pacientes com Parkinson ou com HIV, assim como aqueles que podem ter sofrido um acidente vascular cerebral ou traumatismo craniano, entre outros. Todos eles podem contar com um tratamento para controlar estas manifestações tão evidentes dessa doença que afeta 50% dos adultos em algum momento de suas vidas.

Tratamento e remédios caseiros para a dermatite seborreica:
Para começar a tratar estes casos é importante ter um diagnóstico profissional que nos informe sobre o tratamento da dermatite seborreica. Geralmente, é preciso localizar onde se encontram estas lesões cutâneas e a gravidade das mesmas.

O principal é prevenir e controlar o aparecimento destes distúrbios da pele, para isso é necessário se cuidar bem, especialmente do couro cabeludo. É preciso seguir uma dieta saudável e equilibrada e tratar a superfície cutânea com produtos que previnam o surgimento deste tipo de dermatite. Para isso, encontramos no mercado uma série de produtos muito recomendados para tratar estes casos. São shampoos projetados especificamente para aqueles que apresentam dermatite seborreica e o denominador comum está na incorporação em sua formulação de princípios, como climbazol, piroctona olamina, polidocanol, ácido salicílico e ressarcida, zinco, sulfeto de selênio ou cetoconazol, entre outros.

Há pacientes nos quais o problema pode ser especialmente complexo, para os quais é preciso dar um passo além. O dermatologista pode chegar a ver a necessidade de prescrever outros produtos, como loções que contenham corticoides que tratem a inflamação que se produziu, ou receite algum antifúngico, como o já citado cetoconazol, ácido azeláico ou metronidazol. Estes combatem o fungo já citado no início, o Malassezia, que é um dos principais ‘marcadores’ quando se fala de causadores de dermatite seborreica.

É preciso ser muito constante ao tratar estes casos, pois a dermatite seborreica se trata de um processo crônico que é preciso saber lidar da melhor maneira possível. Para isso, como mencionamos anteriormente, a melhor maneira é prevenir os surtos da doença tentando fazer com que não apareçam os fatores de risco. Uma vez que se manifesta é aconselhável consultar um especialista em doenças cutâneas que nos recomende os melhores tratamentos para estes surtos e exacerbações que são muito frequentes após períodos de total inatividade.

É importante levar em conta que há sempre certas práxis dos pacientes que serão muito benéficas. Poderiam ser descritos como remédios caseiros que não são mais do que levar uma vida saudável, uma boa alimentação e um cuidado adequado da pele.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.