segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Remédios caseiros para vertigem


A vertigem ou tontura, provocam um desequilíbrio na pessoa afetada, podendo levar ao desmaio ou perda de consciência e não se trata de uma doença, mas sim de um sintoma de que algo não funciona bem em nosso organismo. Existem diversos tipos de vertigens e estas podem se apresentar de forma casual ou contínua, por isso é importante investigar suas causas. A seguir trazemos algumas sugestões de remédios caseiros e recomendações que podem ser de grande utilidade para prevenir e tratar as vertigens.

À vertigem é um distúrbio que faz com que quem sofre tenha uma impressão subjetiva ou uma ilusão de movimento (deslocamento linear ou giratório) do próprio corpo ou dos objetos ao redor do seu corpo em relação ao mundo exterior.

A vertigem costuma se apresentar na forma de crise ou de ataques (após um movimento intenso e duradouro ou em completo repouso), cuja duração varia desde alguns minutos a vários dias, e se vincula, geralmente, a alterações mais ou menos graves do sentido de equilíbrio.

O principal sintoma de vertigem é uma sensação de movimento que é acompanhada, geralmente, de uma perda de equilíbrio que obriga a pessoa afetada a parar de andar ou se movimentar. Às vezes, também se associada a náuseas, vômitos, palidez e sudorese.

Se a vertigem está relacionada com um problema de audição, é possível que, também, se manifeste zumbidos e diminuição da capacidade auditiva.
É importante observar que a vertigem é um sintoma e não uma doença e, como tal, pode ter várias causas, como as seguintes:

Doença de Ménière: consiste no aparecimento de episódios repetidos de vertigem muito intensa, que duram horas ou inclusive dias, e que são acompanhadas por tinnitus (ruídos ou zumbidos), distorção dos sons e perda de audição. É provocada por uma inflamação do ouvido interno e, portanto, do órgão do equilíbrio, e pode levar à surdez.

Vertigem por tóxicos: é aquela que ocorre como consequência de tomar certos medicamentos, especialmente uma classe de antibióticos chamados amino glicósidos, e certos diuréticos, como a furosemida.

Vertigem de origem tumoral: a que aparece tardiamente após a afetação do nervo acústico, normalmente por um tumor benigno do mesmo, chamado neuroma. Manifesta-se como episódios leves de sensação de instabilidade que vão piorando com o crescimento do tumor.

Vertigem traumática: é o que aparece depois de um traumatismo craniano direto ou por intervenções cirúrgicas no ouvido, que causam feridas no órgão do equilíbrio. É muito típica a sensação vertiginosa que permanece durante alguns dias após um acidente de trânsito no qual se produz uma “lesão” no pescoço, especialmente por um impacto posterior.

Vertigem por infecção no ouvido: é produzida pela infecção bacteriana ou viral do ouvido médio, com perfuração do tímpano.

Vertigem de origem cervical: é um tipo de vertigem que ocorre em pessoas com artrose das vértebras cervicais ou após um golpe forte nas mesmas e que se desencadeia com os movimentos bruscos da cabeça e pescoço.

Isquemia vertebrobasilar: referimos-nos a vertigem que precede ou aparece com o infarto ou hemorragia da artéria vertebrobasilar que irriga o cerebelo (má circulação de sangue).

Vertigem visual: que é a que se produz por distúrbios oculares (visão dupla, óculos mal graduados) e que cede ao fechar os olhos.

Vertigem psíquica: que geralmente faz parte de um ataque de ansiedade, que cursa com hiperventilação e palpitações. Em outras ocasiões, constitui um verdadeiro quadro de fobia ou medo da altura.

Vertigem por transtornos estomacais.

Remédios caseiros para vertigem:

Despeje 1 colher de sopa de folhas de ginkgo biloba em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Tome uma xícara desta infusão por dia. Este remédio ajuda a melhorar a circulação sanguínea na cabeça o que reduz a possibilidade de ocorrência de vertigens e tonturas.

Ferva uma raiz de gengibre lavada e picada em uma xícara de água durante 5 minutos. Coe, tampe e deixe esfriar. Tome 1 xícara, logo que sentir o desconforto. Este remédio também ajuda nos casos de tonturas, já que tem grande capacidade para eliminar a sensação de náusea.

Despeje 1 colher de chá de flores secas de camomila e outra de alecrim em 1 xícara de água que está fervendo. Beba uma xícara quando sentir os primeiros sinais de vertigem. Este remédio resulta ideal em casos de vertigem causados por problemas de estômago.

Ferva, por 10 minutos, 1 colher de sopa de flores secas de lavanda em uma xícara de água. Beba 1 ou 2 xícaras por dia. Este remédio pode ser usado quando a pessoa sofre de vertigens nervosas.

Despeje 2 colheres de sopa de passiflora em ½ litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Tome 2 xícaras por dia, quando sofre de vertigem nervosa.

Ferva, por 10 minutos, 1 colher de chá de folhas secas de videira em uma xícara de água. Tome 1 ou 2 xícaras por dia, se você sofre com alguma frequência de vertigem. Este remédio ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo cerebral, o que reduz tonturas e vertigens.

Coloque um punhado de folhas frescas de manjericão em 1 litro de água que está fervendo. Coe, tampa e deixe esfriar. Beba 3 xícaras por dia, se você sente frequentes vertigens de origem estomacal.

Embeba um pano com álcool e coloque sobre a testa. Deixe no lugar durante 10 minutos. O cheiro penetrante do álcool permitirá estabilizar quem sofre de vertigem de forma imediata. Repita este remédio depois de passada uma hora.

Esfregue suavemente o nariz, a testa e as têmporas com algumas gotas de vinagre.

Misture, partes iguais, camomila, lavanda e hortelã e depois extraia 1 colher de sopa. Despeje em uma xícara de água que está fervendo e deixe repousar durante 10 minutos. Adicione, se desejar, algumas gotas de mel. Beba 1 xícara duas vezes por dia (uma de manhã ao levantar e outra antes de dormir).

Pressione com suavidade o oco do tornozelo, especialmente o ponto que se encontra localizado próximo da borda exterior do osso.

Recomendações Gerais: Descontinue o uso de fármacos, como antibióticos ou anti-inflamatórios se observar que após a sua ingestão se experimenta vertigem.

Evitar o consumo de substâncias tóxicas como álcool ou tabaco, já que afetam, em ocasiões, as estruturas sensoriais do ouvido interno e provocam crises de vertigem e outros distúrbios auditivos, como surdez, zumbidos nos ouvidos, etc.

Recomendações quando você presencia um ataque de vertigem: Primeiramente, a pessoa afetada por vertigem deve se deitar, já que a impressão de que vai cair provoca uma sensação de angústia que aumenta o seu desconforto. É preciso manter a calma e não esquecer que a intensidade da vertigem não está relacionada com a causa que a produz, de modo que leves causas são capazes de desencadear vertigens muito intensas.

Além disso, se possível, devem ser evitados os estímulos auditivos intensos, assim como a luz muito forte, por isso, é preferível manter uma discreta iluminação no quarto em que se encontra a pessoa afetada.

Convém, também, acrescentar os estímulos visuais, uma vez que são os pilares do equilíbrio. Assim, ao contrário do que geralmente se acredita, a conveniência de não fechar os olhos, mas, pelo contrário, manter o olhar fixo em um ponto específico que sirva como referência.

Não se pode fazer mais, por isso apenas cabe esperar para que o desconforto diminua progressivamente até que termine por completo.

Perguntas e respostas sobre vertigem:

Por que em alguns testes de vertigem se faz os pacientes caminharem com os olhos fechados?
As imagens visuais desempenham um papel muito importante na manutenção do equilíbrio, já que nos informam a nossa posição no espaço. Quando se apresentam transtornos no equilíbrio, é necessário comprovar se são devido a uma alteração no ouvido interno.

Para isso, é necessário privar da sua informação visual a pessoa afetada, cobrindo os olhos, já que estes podem suprir em parte a informação que normalmente envia o ouvido interno. Uma pessoa saudável pode se manter de pé perfeitamente com os calcanhares unidos se os olhos estão cobertos; mas outra que tenha lesionado o ouvido interno vai vacilar, e inclusive pode chegar a cair.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.