segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Chás para tratar miomas

Os miomas, também conhecidos por fibromas ou leiomiomas, são tumores benignos formados por tecido muscular e podem ser de quatro tipos, dependendo da região do útero atingida: subserosos, intramurais, submucosos e pendulados. As causas para o desenvolvimento de miomas podem ser de ordem genética ou hormonais, e eles estão associados, principalmente, à produção de estrógeno, havendo, ainda, uma parcela sensível à progesterona.

Foto: Reprodução

O risco de desenvolver mioma é maior nos casos em que há histórico familiar da condição, obesidade e o fato de nunca ter tido um filho. Com relação ao tamanho, os miomas podem variar bastante e alguns deles causam um grande aumento do abdômen. O diagnóstico do mioma é feito pelo histórico da paciente e pelo toque vaginal, além da realização de exames de imagem, como a ressonância magnética e o ultrassom.

Sintomas de mioma
Embora algumas mulheres não apresentem nenhum sintoma, alguns dos sinais mais importantes são os seguintes:

*Dor;
*Aumento do abdômen;
*Aumento do fluxo menstrual;
*Infertilidade;
*Anemia;
*Menstruação dolorosa ou sangramento entre os períodos;
*Compressão sobre o intestino e bexiga, provocando, consequentemente, desconforto gastrintestinal e urinário.

Chás que auxiliam no tratamento de miomas
Existem alguns remédios caseiros, como os chás, que podem auxiliar no tratamento dos miomas. Confira alguns deles a seguir:

Chá verde – O extrato de chá verde diminui significativamente o volume e peso dos miomas uterinos.
Cardo-mariano – Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo cardo-mariano, basta moer as suas sementes em um moedor de café e ingerir duas colheres de sopa ao dia.
Urtiga – A urtiga também é recomendada para auxiliar o tratamento de miomas. Para preparar o chá, despeje três xícaras de água fervente sobre duas colheres de sopa de urtiga seca. Tampe e deixe em infusão por aproximadamente 15 minutos. Após coar, tome o chá três vezes ao dia.
Gengibre – A raiz de gengibre é um estimulante circulatório poderoso e é recomendada a ingestão de seu chá, ao menos uma vez por dia.
Manjerona – Esta erva possui poderosas propriedades sedativas e é um ótimo relaxante muscular, aliviando as cólicas uterinas. Pode ser ingerida em forma de chá.
Uxi-amarelo – Adicione uma colher de sopa da erva em meio litro de água e leve ao fogo até ferver. 

Tome o chá no mesmo dia de seu preparo.

Dicas
Tente levar uma vida saudável, com a prática de exercícios físicos, controle do peso, beber moderadamente e não fumar.
Consulte o seu médico ginecologista regularmente, pois muitos casos de miomas podem ser diagnosticados nas consultas de rotina.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.